O livro "Caminho a Cristo - Passos que conduzem à certeza da salvação", também é conhecido pelo título "Esperança para Viver - O verdadeiro caminho da felicidade" que é uma edição especial com ilustrações e citações em destaque. É divido em treze capítulos assim divididos:
- O Amor de Deus
- A Ponte Sobre o Abismo
- Mudança de Rumo
- Abra o Coração a Deus
- O Desejo de Ser Bom
- A Conquista da Paz
- O Teste de Obediência
- O Crescimento Espiritual
- O Prazer de Testemunhar
- O conhecimento de Deus
- O Privilégio de Falar com Deus
- A Certeza da Vitória
- Alegria no Senhor
1 - O Amor de Deus
"Apesar de todas essas evidências, o inimigo do bem cegou o entendimento das pessoas, de modo que elas passaram a olhar para Deus com medo e a considerá-Lo inflexível e incapaz de perdoar. Satanás levou o ser humano a pensar que Deus é um ser cujo principal atributo é a justiça severa, como se ele fosse um juiz austero, um credor duro e implacável. Ele retratou o Criador como um ser que fica vigiando desconfiado, buscando erros e falhas nas pessoas para que possa condená-las. Foi para remover essa sombra escura e revelar ao mundo o infinito amor de Deus que Jesus veio viver com a humanidade." (p.10)
Obs.: Ainda me lembro quando era criança a visão de um deus que caso fizesse algo errado iria me castigar. Hoje tenho outra visão, mas a maioria das pessoas, sobretudo crianças tem esta visão de um deus castigador.
"Foi para nos redimir que Jesus viveu, sofreu e morreu. Ele tornou-se um 'Homem de dores' para que pudéssemos participar das alegrias eternas. Deus permitiu que o Seu Filho amado, cheio de graça e verdade, deixasse um mundo de glória indescritível e viesse para um mundo corrompido e maculado pelo pecado, escurecido pelas sombras da morte e da maldição. Ele permitiu que Jesus deixasse sua amorosa companhia e a adoração dos anjos para sofrer a vergonha, os insultos, a humilhação, o ódio e a morte. 'O castigo que nos trouxe a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados' (Isaías 53:5). Ei-Lo no deserto, no Getsêmani e na cruz! O imaculado Filhos de Deus tomou sobre Si o fardo do pecado. Aquele que havia sido um com Deus sentiu de perto a terrível separação que o pecado causa entre Deus e o homem. Isso fez com que um grito de agonia saísse dos Seus lábios: 'Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?' (Mateus 27:46). Foi o peso do pecado, a noção de quão terrível ele é e a separação que causou entre Deus e o ser humano - foi isso que quebrantou o coração do Filho de Deus." (p.11)
Obs.: Este é O Amor Divino, Deus nos deu o que tinha de mais precioso no universo, Seu Filho. E Cristo aceitou morrer por pessoas que não mereciam, veio ao mundo deixando a aparência divina para se tornar em homem, por mim.
"O Pai nos ama, não por causa da grande propiciação; mas Ele proveu a propiciação porque nos ama." (p. 11)
Obs.: Frase pequena, mas de grande significado! Certamente Deus não nos ama por causa da morte de Cristo, pois isso seria algo como se ele fosse "obrigado" a nos amar, mas Ele entregou Seu Filho porque já nos amava e nos queria de volta.
"'Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito' (João 3:16). Ele O entregou não apenas para que vivesse entre a humanidade, levasse seus pecados e morresse em seu lugar. Ele O entregou para a raça caída. Cristo devia identificar-Se com os interesses e necessidades da humanidade. Aquele que era um com Deus Se uniu com as pessoas através de laços que jamais serão quebrados. Jesus não 'Se envergonha de lhe chamar irmão' (Hebreus 2:11). Ele é nosso Sacrifício, nosso Advogado, nosso Irmão, tomando a forma humana diante do trono do Pai, e por toda a eternidade estará ligado à raça que redimiu." (p. 12)
Obs.: Jesus nunca mais terá a aparência que Ele tinha antes de nascer como homem, foi ressuscitado e está no céu hoje com a aparência humana, mas exercendo poderes divinos. Ele é o nosso Advogado segundo 1João 2:1, e não se envergonhou de se tornar homem por mim, por isso não tenho vergonha dEle! "Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também dele se envergonhará o Filho do homem quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos." (Marcos 8:38)
"Por meio da transgressão, as pessoas tornam-se súditas de Satanás. Por meio da fé no sacrifício expiatório de Cristo, os filhos de Adão podem tornar-se filhos de Deus." (p. 12)
Obs.: No princípio quando nossos primeiros pais pecaram, a saber Adão e Eva, o ato de desobedecer a ordem divina significou a quem eles estariam servindo, neste caso escolheram Satanás. Ao no entregar a Cristo deixamos de ser filhos do homem (ou do pecado) para sermos filhos de Deus.
2 - A Ponte Sobre o Abismo