Texto chave do estudo de hoje
"e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno." (Efésios 6:15-16; Nova Versão Internacional)
A peça que calçava os soldados também era um pouco diferente do que usamos. Diferente no material, mas a engenharia bélica ao pensar nos calçados se preocuparam com a questão da aderência, pois nem sempre o terrenos era favorável, e não tendo um bom calçado toda a preparação poderia ser comprometida, por isso, eles deveriam está bem firmado em qualquer tipo de terreno. Para tanto, o calçado portava pretos afiados cravejado.
Prontidão ou presteza significa está disposto à pregação ou proclamação deste evangelho. Diferente de qualquer mensagem, o evangelho da paz é a mensagem que embora nasçamos predestinados à destruição pela natureza pecaminosa, agora fomos destinados à vida eterna por meio da morte substitutiva de Cristo Jesus. Quando compartilhamos esta mensagem com outras pessoas, quando a ouvimos, ou estudamos sobre ela fortalecemos nossa fé.
"Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo." (Romanos 10:17; Nova Versão Internacional)
Embora a couraça fosse muito importante para defesa, nada se compara ao escudo. Neste caso o escudo mais parecia uma porta (120 cm X 75 cm). Na realidade, o termo escudo relatado no verso 16 vem do da palavra "uma porta", geralmente revestido de couro, para evitar que o escudo fosse incendiado pelas flechas (ou setas) inflamadas no piche.
Em algumas versões encontramos os ataques de Satanás comparados às setas (ou flechas), ou dados (lança para arremessar) inflamados. É claro que sem o escudo o soldado pode resistir a um ataque de deste, mas comprometerá muito a saúde, e muitas vezes não resistem. Assim, o cristão pode resistir ao ataques pela justiça imputada por Cristo, mas é uma estratégia muito arriscada, por isso, necessitamos do escudo para promover uma boa defesa.
"O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (1 João 5:4; Nova Versão Internacional)
"entre os 'dardos inflamados' de Satanás estão a lascívia, a dúvida, a ganância, a vaidade, e assim por diante. "Mas a fé em Deus, segurada no alto como um escudo, detém cada um deles, apaga a chama, e faz com que caiam inofensivos ao chão" (The SDA Biblie Comentary [Comentário Bíblico Adventista], v. 6, p. 1045)" (Lição da Escola Sabatina - professor, p.84)
Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!