sábado, 17 de novembro de 2012

Preparação e escudo da fé - Terça (13/11/2012)

Texto chave do estudo de hoje

"e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno." (Efésios 6:15-16; Nova Versão Internacional)

A peça que calçava os soldados também era um pouco diferente do que usamos. Diferente no material, mas a engenharia bélica ao pensar nos calçados se preocuparam com a questão da aderência, pois nem sempre o terrenos era favorável, e não tendo um bom calçado toda a preparação poderia ser comprometida, por isso, eles deveriam está bem firmado em qualquer tipo de terreno. Para tanto, o calçado portava pretos afiados cravejado.

Prontidão ou presteza significa está disposto à pregação ou proclamação deste evangelho. Diferente de qualquer mensagem, o evangelho da paz é a mensagem que embora nasçamos predestinados à destruição pela natureza pecaminosa, agora fomos destinados à vida eterna por meio da morte substitutiva de Cristo Jesus. Quando compartilhamos esta mensagem com outras pessoas, quando a ouvimos, ou estudamos sobre ela fortalecemos nossa fé.

"Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo." (Romanos 10:17; Nova Versão Internacional)

Embora a couraça fosse muito importante para defesa, nada se compara ao escudo. Neste caso o escudo mais parecia uma porta (120 cm X 75 cm). Na realidade, o termo escudo relatado no verso 16 vem do da palavra "uma porta", geralmente revestido de couro, para evitar que o escudo fosse incendiado pelas flechas (ou setas) inflamadas no piche.

Em algumas versões encontramos os ataques de Satanás comparados às setas (ou flechas), ou dados (lança para arremessar) inflamados. É claro que sem o escudo o soldado pode resistir a um ataque de deste, mas comprometerá muito a saúde, e muitas vezes não resistem. Assim, o cristão pode resistir ao ataques pela justiça imputada por Cristo, mas é uma estratégia muito arriscada, por isso, necessitamos do escudo para promover uma boa defesa.

"O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (1 João 5:4; Nova Versão Internacional)

"entre os 'dardos inflamados' de Satanás estão a lascívia, a dúvida, a ganância, a vaidade, e assim por diante. "Mas a fé em Deus, segurada no alto como um escudo, detém cada um deles, apaga a chama, e faz com que caiam inofensivos ao chão" (The SDA Biblie Comentary [Comentário Bíblico Adventista], v. 6, p. 1045)" (Lição da Escola Sabatina - professor, p.84)

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Cinto da verdade, couraça da justiça - Segunda (12/11/2012)

Texto chave do estudo de hoje

"Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça" (Efésios 6:14; Nova Versão Internacional)

Geralmente, quando lemos neste versículo a palavra "cinto" logo somos levados a pensar na peça do vestuário que geralmente os homens usa. Porém devemos compreender de acordo com o contexto e as implicações da palavra de acordo com o que o autor vivia.

Pelo contexto vimos que estamos falando de uma armadura, logo não pode ser um cinto comum, como o que usamos. Pela situação da época, provavelmente o autor deve ter se baseado na armadura usada pelos oficiais romanos, pois naquela época Roma era o império em vigência.

O cintos dos soldados romanos não não eram apenas uma "tira de couro" para colocar envolta do quadril. Esta parte da armadura, além de prender a túnica ou bata que vestia (assim como os atuais cintos), também era uma peça protetora da parte inferior ao abdome semelhante a uma saia. Dessa forma possibilitava a fácil locomoção do soldado e ao mesmo tempo protegia.


A verdade é algo que dá sustentação na vida cristã, assim como o cinto; também nos protege de vários problemas. No primeiro caso, estamos nos referindo às verdade como a palavra Deus, que nos sustenta na jornada cristã sendo a fonte de toda crença e fundamento da nossa fé. No segundo caso, estamos nos referindo à praticidade da verdade contrariando ações mentirosas, pois o Pai da Mentira é o Diabo. Assim, devemos buscar as características que nos aproxima de Deus.

"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17:17; Nova Versão Internacional)

""Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira." (João 8:44; Nova Versão Internacional)
 
A couraça, é o peitoral. Podemos perceber que seria uma das partes mais importantes na defesa da armadura. E seu significado não poderia ser diferente. A justiça de Cristo é algo que não pode faltar na vida cristã. Como bem sabemos nada que fazemos pode nos justificar, mas unicamente a justiça de Cristo nos justifica diante de Deus.

"sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado." (Gálatas 2:16; Nova Versão Internacional)

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A necessidade de usar a armadura - Domingo (11/11/2012)


É certo que estamos envolvidos numa batalha, numa luta e, por isso, a necessidade de usar uma armadura. Embora esta alegoria usada pelo apóstolo Paulo aos efésios nos remeta a luta coletiva, como mostra Efésios 6:12, o principal cenário desta preparação para o combate é a preparação individual.

"pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais." (Efésios 6:12; Nova Versão Internacional)

Uma grande quantidade de versículos bíblico podemos compreender que estamos numa guerra, e temos armas poderosas a nosso favor, por isso, é necessário que as utilizemos e de forma correta.

Em atividades grupais é muito importante a responsabilidade em desempenhar fielmente a parte que lhe corresponde. Isto é o que mantem o grupo forte, independente do compromisso dos outros, está preparado para a prova. A preparação que estudaremos nesta semana se baseia nos textos abaixo:

Efésios 6:14-17; Nova Versão Internacional
(14)  Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça
(15)  e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
(16)  Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
(17)  Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

Utilizando um modelo da época, Paulo compara a preparação do cristão com as vestes e armas de um soldado romano, assim, ele tornou a compreensão bem acessível a todos os crentes que tais atividades e/ou fundamentos são essenciais ao Crescimento em Cristo, garantindo a permanência na salvação já aceita e preparando-se para a Volta de Jesus.

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Armas para a vitória - Sábado (10/11/2012)


VERSO PARA MEMORIZAR: "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis" (Efésios 6:13)

Pensamento-chave: Cada crente deve estar pessoal e individualmente armado, porque todos nós estamos envolvidos no grande conflito.

Todo soldado antes de ir à batalha busca se preparar como soldado e também busca boas ferramentas de batalha. Toma para si ferramentas de defesa e também de ataque. O cristão, envolvido, também, numa batalha deve procurar usar toda a armadura disponibilizada por Deus.

Nesta semana estudaremos os itens desta armadura. Destacamos que uso da armadura não impede que sejamos machucados, apenas evita, em partes, uma destruição completa, como também nos possibilita a vitória oferecida por Cristo.

Mesmo usando esta armadura, que estudaremos, passaremos por grande dificuldades. Na verdade, seremos mais perseguidos ainda pelo príncipe deste mundo. Como já estudamos, a raça humana nasce com a tendência de pecar, somos escravos do pecado e o Pai do Pecado (Satanás), mas quando aceitamos Jesus como o nosso Resgatador, deixamos de ser escravos do Pecado. Por isso, o diabo buscará aqueles que perdeu, mas como estudado todo aquele que está verdadeiramente na presença de Deus é fortalecido nEle, e contra eles o Diabo não tem poder. O estudo desta semana nos mostrará, como está na presença de  Deus, quais são as forma que nos fortalecerá em Cristo Jesus.

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Estudo Adicional - Sexta (09/11/2012)

"Há cristãos que pensam e falam demais sobre o poder de Satanás. Pensam em seu adversário, oram a seu respeito, falam nele, e ele avulta mais e mais sem sua imaginação. É certo que Satanás é um ser poderoso, mas, graças a Deus, temos um forte Salvador, que expulsou do Céu o maligno. Satanás se regozija quando engrandecemos sua força. Por que não falar em Jesus? Por que não exaltar Seu poder e Seu amor? (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p.490-491)

Na grande diversidade de denominações ouvimos sobre o comportamento de alguns crentes e a respeito dos cultos nestas igrejas. Nestes comentários muitas pessoas que não demonstram compromisso algum com a Palavra descredibilizam tais manifestações: confusão aparente pelos gritos, como também os cultos que se baseiam em curas e exorcismo.

"Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz." (1 Coríntios 14:33; Nova Versão Internacional)

Bem sabemos que "O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar." (1 Pedro 5:8; Nova Versão Internacional), mas também toda a Autoridade e Poder pertence a Deus.

Toda a pessoa pode tornar-se forte para vencer o mal com o propósito de salvação por meio da atuação do Espírito Santo. E toda manifestação de poder não é mérito da pessoa, mas somos apenas o meio pelo qual Deus manifesta a salvação ao aflito. Não somos salvadores, mas somos coparticipantes na salvação uns dos outros quando estamos ligados a figueira.

"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma." (João 15:5; Nova Versão Internacional)

Por isso podemos manter a certeza que todo pecador aos pés de Deus, buscando o fortalecimento espiritual e buscando uma vida em conformidade com Sua vontade, somos mais que vencedores (Romanos 8:37) e  "Satanás treme e foge diante da mais débil alma que se refugia nesse nome poderoso" (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p.130-131)

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Recapitulação do Lições da Bíblia, acista o programa no youtube clicando aqui!

Exemplos de vitória (livro de Atos) - Quinta (08/11/2012)

Que deve ter sido receber a confiança partida da boca de Jesus dando autoridade e poder para curar, operando grandes sinais e prodígios. Mas Jesus não está mais em nosso meio como dantes, isso compromete algo?

Bem sabemos que no lugar da Segunda Pessoa da Dividade (Jesus) ficou a Terceira Pessoa da Divindade (o Espírito Santo). Hoje estudaremos que através da influência do Espírito Santo, os santos (que significa separados por e para Deus) realizaram grande milagres.

Como exemplo tomaremos três fatos ocorrido nos dias dos apóstolos.

  1. Cura de um aleijado de nascença realizada por Pedro e João (Leia Atos 3:1-11);
  2. Muitos doentes eram colocados em camas e macas para que pelo menos a sombra de Pedro passasse sobre eles (Leia Atos 5:12-16);
  3. Paulo expulsou um espírito que possuía uma jovem (Leia Atos 16:14-18).
Assim como Pedro, João e Paulo, estamos debaixo da mesma promessa de recebermos poder pelo Espírito Santo. Os santos de hoje podem realizar e realizarão muitos milagres, porém todo dom concedido à igreja (união dos santos) tem uma finalidade.

"A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum." (1 Coríntios 12:7; Nova Versão Internacional)

"Gostaria que todos vocês falassem em línguas, mas prefiro que profetizem. Quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que as interprete, para que a igreja seja edificada." (1 Coríntios 14:5; Nova Versão Internacional)

O poder manifesto nos cristão devem ser baseados na comunhão que tem com Deus, são frutos desta comunhão. De forma que tal poder não pertence a eles, mas a Deus que o concede para a edificação da igreja.

Destacamos que mesmo os apóstolos, sendo separados para servir integralmente à Obra da salvação por Cristo Jesus, eles eram pecadores como qualquer pessoa. A diferença entre ele e maioria das pessoas é que eles se fizeram escravos de Cristo, e por isso eram "ferramentas" de salvação não mãos de Deus. Não por imposição de Deus, mas por escolha. Seja também você um "ferramenta de salvação", e como os apóstolos diga:

"Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gálatas 2:20; Nova Versão Internacional)

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Exemplos de vitória - Quarta (07/11/2012)

Quantos heróis você conhece? Quantos personagens fictícios dotados de poderes extraordinários nos são apresentados. Quando ainda criança via os filmes e/ou desenhos animados e pensava ser ou um destes, ou pelo menos ter seus poderes. Quantas vezes tentei mover objetos com a mente ou esse tipo de coisa. A verdade é que temos o desejo de obter poderes, sermos diferentes dos demais, estarmos em destaque.

Imagine só receber poderes. Foi isso o que ocorreu com os discípulos de Jesus. Da multidão que estava junto a Cristo, Ele chamou os doze que o seguiram de "perto". Daí receberam uma ordem a ser cumprida e, junto a ela, poder para cumpri-la.


"Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças, e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos." (Lucas 9:1-2; Nova Versão Internacional)


Depois de ter reunido os doze e os enviado adiante anunciando as boas novas. Separou uma outra comissão que deveria ir adiante dEle em todas as cidades em que Ele havia de passar. deu-lhe poder de curar e autoridade sobre os espíritos malignos.

"Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir." (Lucas 10:1; Nova Versão Internacional)

"Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês’." (Lucas 10:9; Nova Versão Internacional)

Depois de realizada a obra, voltaram maravilhados. Imagine você colocar a mão sobre uma pessoa e ela ressuscitar, ou ser curada de uma grande enfermidade; ou ainda uma pessoa possuída por espírito mal ficar liberta por sua oração. Mas toda essa obra, quanto as curas realizadas por Jesus não tinha o propósito único de aliviar tal problema vivido, e sim para credibilizar a salvação oferecida por Ele produzindo mudanças; edificar a fé dando perseverança na caminhada cristã.

"Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: "Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome". Ele respondeu: "Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago. Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus"." (Lucas 10:17-20; Nova Versão Internacional)

Não devemos buscar ou "usar" o poder de Deus para ser um "super herói" que resolve todos os problemas. Na verdade os problemas serão solucionados apenas no fim do Grande Conflito. Todo o poder de Deus nos é disponível com o propósito de prepararmos, preparar outros, e derrubar barreiras que impeçam a salvação minha ou de outro. Se for necessário, para a salvação de alguém, Deus nos pode dá autoridade sobre espíritos. Mas certamente não recebemos poder de Deus apenas para brincar de quem tem mais poder com o Diabo.

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

sábado, 10 de novembro de 2012

Cristãos versus Satanás - Terça (06/11/2012)

Alguns cristão não entendem bem o propósito do seu chamado. Nesta batalha temos um Acusador, que nos acusa de dia e noite, opositor e perseguidor dos filhos de Deus; porém não fomos chamados para travar batalhas contra ele como alguns fazem. Os cultos apresenta mais a presença do inimigo do que a presença sentida de Deus. Sabemos que onde Deus está, ali se torna um lugar santo, e, por isso, o Inimigo não pode está na presença de Deus.

No nosso dia a dia não fomos deixado a mercê do inimigo, embora saibamos de seu poder temos a possibilidade de vencê-lo por meio da força disponibilidade por Deus. Através de seus ministros (os anjos) e pela autoridade de Deus vencemos este opositor. Claramente a nossa vitória não depende unicamente de nós, mas é uma vitória que está fora de nós. O que nos cabe é usar esta vitória a nosso favor.

A parte que nos cabe é resistir e não buscar, evitar situações de tentação, e sempre sujeitar-se a Deus, pois Ele é quem nos santifica (separa). Esta resistência ao Diabo é uma ação e posicionamento, deve está inteiramente ligado às nossas decisões. Porém somos chamado a tomar uma atitude vívida, forte, radical

"Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti (αντιστητε transliterada para antistête, que significa tomar uma posição contra algo) ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7; Almeida Revista e Corrigida)

"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti (αντιστητε transliterada para antistête, que significa tomar uma posição contra algo) firmes (στερεοι transliterada para stereoi, que significa forte ou firmemente) na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." (1 Pedro 5:6-9; Almeida Revista e Corrigida)

"Não deis lugar ao diabo." (Efésios 4:27; Almeida Revista e Corrigida)

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;" (Efésios 6:11; Almeida Revista e Corrigida)

"De acordo com Pedro, mesmo que sejamos firmes, o sofrimento ainda pode durar algum tempo. Mas o próprio Deus irá aperfeiçoar (restaurar), firmar, fortificar, e fundamentar o cristão" (Lição da Escola Sabatina 2012.4 - professor, p.71)

"E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá." (1 Pedro 5:10; Almeida Revista e Corrigida)

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Esperança e Vitória - Segunda (05/11/2012)

Texto para o estudo de hoje Romanos 8:26-39; leia em sua Bíblia ou acompanhe no link.

O cenário da cruz do Calvário, e todas suas implicações nos dá esperança de vitória e tudo isto está narrado no Livro Sagrado, a Bíblia. Ela deixa claro a vitória provida externamente sobre o mal.

Em uma conversa com seus discípulos, Jesus, antes de morrer e subir ao Céu, anunciou que outra Pessoa ficaria em Seu lugar fortalecendo a igreja. O Espírito Santo veio para nos consolar e nos guiar nesta caminhada até o retorno de Jesus nas nuvens.

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro (αλλον transliterada para allon, que significa outro da mesma espécie) Consolador, para que fique convosco para sempre," (João 14:16; Almeida Revista e Corrigida)

Este Consolador é uma das nossas seguranças de vitória, pois Ele é Deus em nosso meio. O Espírito Santo é a Divindade mais próxima de nós, uma vez que Deus e Jesus estão nos Céus. Desa forma o apóstolo Paulo descreveu em romanos a ajuda dada pelo Espírito Santo quanto à nossa vitória:

"Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus." (Romanos 8:26-27; Nova Versão Internacional)

Depois da revelação do Messias, e a realização de Sua obra salvadora; também tendo uma intercessor que pede segundo a vontade Deus; e ainda tendo um advogado junto ao Pai que media nossa situação apresentando Seus méritos em nosso lugar; "Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31; Nova Versão Internacional)

A única coisa em toda a amplitude e complexidade do Universo que pode nos separar de Deus é a nossa expressão livre de não aceitar toda a Sua obra em nosso favor, do contrário:

"Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 8:38-39; Nova Versão Internacional)

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Um cenário para nossa vitória - Domingo (04/11/2012)

O cenário que prepara a vitória a ser alcançada é o palco estudado na lição da semana passada, onde conhecemos a realidade do conflito. Por um lado foi revelado o grande mentiroso, por outro o Criador que compadecido pela situação de Suas criaturas decidi morrer no lugar de cada um que aceite Sua morte substitutiva.

A oração de Paulo transcrita na carta aos irmão que residiam em Éfeso, nos mostra algo sobre esta vitória:

Efésios 1:18-22; Nova Versão Internacional
(18)  Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos
(19)  e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.
(20)  Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,
(21)  muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.
(22)  Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja,

Diante de todo o espetáculo deste conflito, Cristo despojou o Inimigo, apresentando toda verdade. Na oração o apóstolo deseja que "os olhos do coração de vocês sejam iluminados" (v.18) para que possam compreender todo o plano da salvação, e tudo o que está em jogo, e que nada é por acaso. Além deste conhecimento que produz vida eterna, também, o poder disponibilizado por Deus. E para mostrar quão grande é o poder disponibilizado "a incomparável grandeza do seu poder para conosco" (v.19) ele menciona o poder de Deus através da ressurreição.

Depois de Sua morte e Ressurreição, subiu ao Céu e assentou-se à direta do Pai. E todo o poder e autoridade sobre o governo espiritual deste mundo é nos oferecido em Cristo Jesus. Por isso o apóstolo questiona:

"Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31; Almeida Revista e Corrigida).

A vitória do cristão se resume, sempre, nos méritos de Cristo na cruz. É por meio dele segundo o Seu querer que somos vitorioso. Não o somos porque alcançamos, mas porque aceitamos a vitória conseguida fora de nós e por nós.

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Vitória sobre as forças do mal - Sábado (03/11/2012)


VERSO PARA MEMORIZAR: "Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou" (Romanos 8:37)

Pensamento-chave: Em Cristo, temos a vitória sobre todas as forças que nos oprimem.

Embora vivamos no mundo material, também estamos envolvidos no mundo espiritual. Ambos são importantes para nossa vida e a vitória nela. Por conta disso, a busca da vitória, sobretudo, na vida material, muitos tem buscado o cristianismo como uma fonte de vitórias. Compreendendo de forma errônea, na maioria das vezes, o cristianismo de vários se baseia em sinais, prodígios, exorcismos, prosperidade e status.

"A noção cristã de salvação do pecado, por exemplo, é estranha para muitas religiões tradicionais" (Lição da Escola Sabatina 2012.4 - professor, p.68)

A principal vitória oferecida na vida cristã, é a vitória sobre os poderes dominadores deste mundo (como estudamos semana passada) e todo o sistema do engano com suas consequências. Mas afinal qual é a vitória prometida por Deus a seus filhos e como se dá esta vitória?

"Lembremos que a narrativa abrangente do Grande Conflito entre Cristo e Satanás precisa ser o pano de fundo para nossa compreensão do mundo e do nosso lugar nele. Em meio a esse conflito, o cristianismo não abandona seus adeptos à mercê das forças contrárias."

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Estudo adicional - Sexta (02/11/2012)

Para algumas pessoas a ideia de forças demoníacas é tola superstição; outros são dominados pelo medo dessas coisas. Nesta semana estudamos, tendo o Grande Conflito com plano de fundo, sobre o significado da Redenção ou readmissão dos salvos em Cristo Jesus para Seu Criador. Entendemos que fomos feitos escravos e que esta redenção tem o propósito de nos colocar na posição original.

Estudamos sobre a personalidade de Satanás. A Bíblia revela que este ser espiritual é real e dotado de inteligência, e que age em nosso mundo. Ele pode se manifestar, utilizar pessoas como ferramentas e ainda dirige um sistema de engano que tem como instrumentos, por exemplo, as filosofias vãs e as tradições tradições (quando ambas afastam a mente do propósito de Deus em salvar seus filhos).

Observamos que através da morte do próprio Deus (o Filho) na cruz do calvário, Ele cumpriu a justiça que era necessária e ainda manifestou amor pela raça caída. Isto mostrou que toda a alegação feita outrora no Céu não era verdade, e que sim "Deus é o amor justo". Pela obra salvadora de Cristo foi desvendado, desmascarado, despido, despojado todo o propósito do Opositor. Revelando-se como "mentiroso e pai da mentira" (João 8:44).

Os momentos que vivemos não são bons, pois depois da vitória na cruz: "Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo." (Apocalipse 12:12; Almeida Revista e Corrigida)

"Uma batalha invisível a olhos humanos está sendo travada. Está em campo o exército do Senhor, buscando salvar pessoas. Satanás e suas legiões também estão em atividade, buscando por todos os meios possíveis, enganar e destruir. [...] Dia a dia prossegue a batalha. Se nossos olhos se pudessem abrir para ver em operação os instrumentos bons e os maus, não haveria frivolidade, vaidade, gracejos e brincadeiras. Se todos se revestissem de toda a armadura de Deus e combatessem corajosamente as batalhas do Senhor, seriam obtidas vitórias que fariam tremer o reino das trevas" (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v.6, p.41)

Após se despojados "os principados e potestades, os expôs publicamente" (Colossenses 2:15; Almeida Revista e Corrigida) para que conheçamos o fim de cada caminho. Qual vai ser sua decisão? Decida-se ao lado de Cristo!

"Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam (eternamente; acréscimo do autor)," (Deuteronômio 30:19; Nova Versão Internacional)

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Recapitulação do Lições da Bíblia, acista o programa no youtube clicando aqui!

Um assassino revelado - Quinta (01/11/2012)

Certamente quando ampliamos a visão tendo como pano de fundo o Grande Conflito que iniciara no Céu e fora transportado e aceito aqui na Terra (reveja a crença no Grande Conflito que apresenta como toda a história do pecado iniciou, quem está envolvido e quais as armas para vencer este conflito nas lições anteriores; clique aqui) tudo se torna mais claro.

Cremos que uma das acusações feitas na rebelião do Satanás é que a Lei de Deus que harmonizava todo o Seu domínio não era justa, que havia erros nela. Satanás desejava ter as mesmas prerrogativas de Miguel (Jesus antes do nascimento carnal como homem). Queria ser como Altíssimo, desejava adoração dos demais anjos. "Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo." (Isaías 14:14; Nova Versão Internacional)

Como até então houvera nenhum opositor, e jamais alguém pensara na possibilidade de a Lei ser injusta, pois sendo ela a expressão do caráter do próprio Deus, implicaria na afirmativa de ser Deus injusto, havia uma dúvida que pairava na mente de toda a corte celeste. Para tanto foi executado um plano para retomar a harmonia e ser retirada todas as dúvidas.

Mais do que qualquer criatura, Satanás conhecia e conhece a Palavra de Deus e todas as normas de Seu domínio. Sabendo que: "o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23); o Opositor pensou ter aplicado um "xeque-mate" quando induzira a humanidade ao pecado. Deus deveria perdoar seus filhos, e o próprio Deus quebraria Sua Lei não cumprindo com a justiça requerida por ela; ou executaria a justiça, destruindo a humanidade, o que mostraria a impossibilidade de guardar esta Lei e por isso os seres humanos a quebraram e foram réu do Juízo.

Uma terceira possibilidade existia e foi executada, esta possibilidade não foi prevista por aquela grande mente estratégica do Inimigo. O próprio Deus morreria no lugar daqueles que desejem realizar esta troca, assim a justiça requeria pela Lei (pelo caráter dEle) haveria de se cumprir e "todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

Pela vida, ministério, morte, ressurreição e ministério celeste este mentiroso e homicida foi revelado. Portanto, toda suas acusações foram apresentada como mentiras que levam à morte eterna. Todos os seres celestiais, hoje, tem plena certeza da grande mentira escondida naquela máscara apresentada por Satanás na rebelião no Céu. Hoje, Deus nos apresenta toda esta história e para onde tudo está se dirigindo, mas Ele já providenciou uma "passagem" para tomar parte numa viagem e abandonar esta história de final nada feliz. Você vai aceitar? Ele ainda te espera, mas logo partirá e esta "passagem" não mais valerá.

"Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo," (Hebreus 2:14; Nova Versão Internacional)

"e, tendo despojado (απεκδυσαμενος transliterada para apekdusamenos, que significa literalmente "tirar as roupas de alguém") os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz." (Colossenses 2:15; Nova Versão Internacional)

Neste versos compreendemos pelo termo grego destacado que foram "tiradas as roupas" de Satanás, ou seja, Ele foi desmascarado, foi tirada a túnica de "bom moço" que buscava o melhor para as criaturas de Deus. Pela morte de Cristo foi exposto que tudo não passava de uma grande mentira e que tudo foi fruto de seu egoismo e desejos próprios.

"Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira." (João 8:44; Nova Versão Internacional)

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Principados e potestades: parte 2 - Quarta (31/10/2012)

No estudo de ontem lemos alguns versos que nos mostra que há um ser pessoal que domina ou governa este mundo. Hoje, detalharemos um pouco mais.

Os versículos estudados na lição de ontem, que vamos destacar, são os listados abaixo. Queremos destacar aqui a personalidade como indivíduo dotado de consciência quanto a pessoa de Satanás. Muitos creem que o diabo não é real, e que pode ser compreendido apenas como as ações erradas. Para isso, vamos analisar alguns termos na língua original (grego, já que as passagens a serem usadas são do Novo Testamento).

A palavra de raiz αρχ (transliterado: arch) é geralmente traduzida nas passagens bíblicas por governante, líder, príncipe ou principado.

As passagens bíblica estudadas ontem, são apresentadas contendo esta palavra com suas respectivas declinações (é a mudança que ocorre na forma da palavra com o propósito de indicar sua relação com o resto da sentença). Vejamos as passagens:
  • "Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe (αρχων transliterada para archôn, traduzida como "príncipe" ou "governante") deste mundo." (João 12:31; Almeida Revista e Corrigida)
  • "e do juízo, porque já o príncipe (αρχων transliterada para archôn, traduzida como "príncipe" ou "governante") deste mundo está julgado." (João 16:11; Almeida Revista e Corrigida)

  • "porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados (αρχας transliterada para archas, traduzida como "principados" ou "governantes")  contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6:12; Almeida Revista e Corrigida)
  • "E, despojando os principados (αρχας transliterada para archas, traduzida como "principados" ou "governantes") e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo." (Colossenses 2:15; Almeida Revista e Corrigida)

  • "Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados (αρχαι transliterada para archai, traduzida como "principados" ou "governantes")  nem as potestades, nem o presente, nem o porvir," (Romanos 8:38; Almeida Revista e Corrigida)
Há algum tempo, quando iniciei um estudo sistemático da Bíblia me deparei com algumas dessas passagens. De forma especial João 14:30 que diz: "Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe αρχων transliterada para archôn, traduzida como "príncipe" ou "governante") deste mundo e nada tem em mim." (Almeida Revista e Corrigida)

Então me perguntava: Como assim, Satanás é príncipe? Então, conhecendo todo o senário do Grande Conflito, compreendi que ele roubou esta patente de Adão que fora feito por Deus para dominar na terra, mas estando submisso a Ele, ou seja, Adão fora feito príncipe da Terra. Mas tornou-se escravo do adversário através do pecado. Portanto Satanás é, por usurpação, um príncipe ou governante; porém temos uma Rei que é soberano sobre todo o Universo.

Para mostrar a personalidade de Satanás, também podemos sitar João 3:1, onde a mesma palavra é aplicada a outro príncipe: "E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe αρχων transliterada para archôn) dos judeus."(Almeida Revista e Corrigida)

Então, assim como Nicodemos é um ser pessoal, um divíduo dotado de vontade e ações próprias que liderava ou governava junto a outros; também Satanás lidera ou governa.

Mas além desses seres influentes no mundo, ainda temos outros pontos dos quais fomos libertados em Cristo Jesus. São o princípios elementares, que podem ser compreendidos como: vãs filosofias, tradições humanas, exigências sociais, ideologias transitórias, entre outros. E, finalizamos esta postagem, com o conselho do apóstolo Paulo.

"Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo." (Colossenses 2:8; Nova Versão Internacional)

"Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras:" (Colossenses 2:20; Nova Versão Internacional)


Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!