sábado, 17 de novembro de 2012

Cinto da verdade, couraça da justiça - Segunda (12/11/2012)

Texto chave do estudo de hoje

"Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça" (Efésios 6:14; Nova Versão Internacional)

Geralmente, quando lemos neste versículo a palavra "cinto" logo somos levados a pensar na peça do vestuário que geralmente os homens usa. Porém devemos compreender de acordo com o contexto e as implicações da palavra de acordo com o que o autor vivia.

Pelo contexto vimos que estamos falando de uma armadura, logo não pode ser um cinto comum, como o que usamos. Pela situação da época, provavelmente o autor deve ter se baseado na armadura usada pelos oficiais romanos, pois naquela época Roma era o império em vigência.

O cintos dos soldados romanos não não eram apenas uma "tira de couro" para colocar envolta do quadril. Esta parte da armadura, além de prender a túnica ou bata que vestia (assim como os atuais cintos), também era uma peça protetora da parte inferior ao abdome semelhante a uma saia. Dessa forma possibilitava a fácil locomoção do soldado e ao mesmo tempo protegia.


A verdade é algo que dá sustentação na vida cristã, assim como o cinto; também nos protege de vários problemas. No primeiro caso, estamos nos referindo às verdade como a palavra Deus, que nos sustenta na jornada cristã sendo a fonte de toda crença e fundamento da nossa fé. No segundo caso, estamos nos referindo à praticidade da verdade contrariando ações mentirosas, pois o Pai da Mentira é o Diabo. Assim, devemos buscar as características que nos aproxima de Deus.

"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17:17; Nova Versão Internacional)

""Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira." (João 8:44; Nova Versão Internacional)
 
A couraça, é o peitoral. Podemos perceber que seria uma das partes mais importantes na defesa da armadura. E seu significado não poderia ser diferente. A justiça de Cristo é algo que não pode faltar na vida cristã. Como bem sabemos nada que fazemos pode nos justificar, mas unicamente a justiça de Cristo nos justifica diante de Deus.

"sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado." (Gálatas 2:16; Nova Versão Internacional)

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário