Certamente quando ampliamos a visão tendo como pano de fundo o Grande Conflito que iniciara no Céu e fora transportado e aceito aqui na Terra (reveja a crença no Grande Conflito que apresenta como toda a história do pecado iniciou, quem está envolvido e quais as armas para vencer este conflito nas lições anteriores; clique aqui) tudo se torna mais claro.
Cremos que uma das acusações feitas na rebelião do Satanás é que a Lei de Deus que harmonizava todo o Seu domínio não era justa, que havia erros nela. Satanás desejava ter as mesmas prerrogativas de Miguel (Jesus antes do nascimento carnal como homem). Queria ser como Altíssimo, desejava adoração dos demais anjos. "Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo." (Isaías 14:14; Nova Versão Internacional)
Como até então houvera nenhum opositor, e jamais alguém pensara na possibilidade de a Lei ser injusta, pois sendo ela a expressão do caráter do próprio Deus, implicaria na afirmativa de ser Deus injusto, havia uma dúvida que pairava na mente de toda a corte celeste. Para tanto foi executado um plano para retomar a harmonia e ser retirada todas as dúvidas.
Mais do que qualquer criatura, Satanás conhecia e conhece a Palavra de Deus e todas as normas de Seu domínio. Sabendo que: "o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23); o Opositor pensou ter aplicado um "xeque-mate" quando induzira a humanidade ao pecado. Deus deveria perdoar seus filhos, e o próprio Deus quebraria Sua Lei não cumprindo com a justiça requerida por ela; ou executaria a justiça, destruindo a humanidade, o que mostraria a impossibilidade de guardar esta Lei e por isso os seres humanos a quebraram e foram réu do Juízo.
Uma terceira possibilidade existia e foi executada, esta possibilidade não foi prevista por aquela grande mente estratégica do Inimigo. O próprio Deus morreria no lugar daqueles que desejem realizar esta troca, assim a justiça requeria pela Lei (pelo caráter dEle) haveria de se cumprir e "todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Pela vida, ministério, morte, ressurreição e ministério celeste este mentiroso e homicida foi revelado. Portanto, toda suas acusações foram apresentada como mentiras que levam à morte eterna. Todos os seres celestiais, hoje, tem plena certeza da grande mentira escondida naquela máscara apresentada por Satanás na rebelião no Céu. Hoje, Deus nos apresenta toda esta história e para onde tudo está se dirigindo, mas Ele já providenciou uma "passagem" para tomar parte numa viagem e abandonar esta história de final nada feliz. Você vai aceitar? Ele ainda te espera, mas logo partirá e esta "passagem" não mais valerá.
"Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo," (Hebreus 2:14; Nova Versão Internacional)
"e, tendo despojado (απεκδυσαμενος transliterada para apekdusamenos, que significa literalmente "tirar as roupas de alguém") os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz." (Colossenses 2:15; Nova Versão Internacional)
Neste versos compreendemos pelo termo grego destacado que foram "tiradas as roupas" de Satanás, ou seja, Ele foi desmascarado, foi tirada a túnica de "bom moço" que buscava o melhor para as criaturas de Deus. Pela morte de Cristo foi exposto que tudo não passava de uma grande mentira e que tudo foi fruto de seu egoismo e desejos próprios.
Neste versos compreendemos pelo termo grego destacado que foram "tiradas as roupas" de Satanás, ou seja, Ele foi desmascarado, foi tirada a túnica de "bom moço" que buscava o melhor para as criaturas de Deus. Pela morte de Cristo foi exposto que tudo não passava de uma grande mentira e que tudo foi fruto de seu egoismo e desejos próprios.
"Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira." (João 8:44; Nova Versão Internacional)
Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário