sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Principados e potestades: parte 2 - Quarta (31/10/2012)

No estudo de ontem lemos alguns versos que nos mostra que há um ser pessoal que domina ou governa este mundo. Hoje, detalharemos um pouco mais.

Os versículos estudados na lição de ontem, que vamos destacar, são os listados abaixo. Queremos destacar aqui a personalidade como indivíduo dotado de consciência quanto a pessoa de Satanás. Muitos creem que o diabo não é real, e que pode ser compreendido apenas como as ações erradas. Para isso, vamos analisar alguns termos na língua original (grego, já que as passagens a serem usadas são do Novo Testamento).

A palavra de raiz αρχ (transliterado: arch) é geralmente traduzida nas passagens bíblicas por governante, líder, príncipe ou principado.

As passagens bíblica estudadas ontem, são apresentadas contendo esta palavra com suas respectivas declinações (é a mudança que ocorre na forma da palavra com o propósito de indicar sua relação com o resto da sentença). Vejamos as passagens:
  • "Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe (αρχων transliterada para archôn, traduzida como "príncipe" ou "governante") deste mundo." (João 12:31; Almeida Revista e Corrigida)
  • "e do juízo, porque já o príncipe (αρχων transliterada para archôn, traduzida como "príncipe" ou "governante") deste mundo está julgado." (João 16:11; Almeida Revista e Corrigida)

  • "porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados (αρχας transliterada para archas, traduzida como "principados" ou "governantes")  contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6:12; Almeida Revista e Corrigida)
  • "E, despojando os principados (αρχας transliterada para archas, traduzida como "principados" ou "governantes") e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo." (Colossenses 2:15; Almeida Revista e Corrigida)

  • "Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados (αρχαι transliterada para archai, traduzida como "principados" ou "governantes")  nem as potestades, nem o presente, nem o porvir," (Romanos 8:38; Almeida Revista e Corrigida)
Há algum tempo, quando iniciei um estudo sistemático da Bíblia me deparei com algumas dessas passagens. De forma especial João 14:30 que diz: "Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe αρχων transliterada para archôn, traduzida como "príncipe" ou "governante") deste mundo e nada tem em mim." (Almeida Revista e Corrigida)

Então me perguntava: Como assim, Satanás é príncipe? Então, conhecendo todo o senário do Grande Conflito, compreendi que ele roubou esta patente de Adão que fora feito por Deus para dominar na terra, mas estando submisso a Ele, ou seja, Adão fora feito príncipe da Terra. Mas tornou-se escravo do adversário através do pecado. Portanto Satanás é, por usurpação, um príncipe ou governante; porém temos uma Rei que é soberano sobre todo o Universo.

Para mostrar a personalidade de Satanás, também podemos sitar João 3:1, onde a mesma palavra é aplicada a outro príncipe: "E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe αρχων transliterada para archôn) dos judeus."(Almeida Revista e Corrigida)

Então, assim como Nicodemos é um ser pessoal, um divíduo dotado de vontade e ações próprias que liderava ou governava junto a outros; também Satanás lidera ou governa.

Mas além desses seres influentes no mundo, ainda temos outros pontos dos quais fomos libertados em Cristo Jesus. São o princípios elementares, que podem ser compreendidos como: vãs filosofias, tradições humanas, exigências sociais, ideologias transitórias, entre outros. E, finalizamos esta postagem, com o conselho do apóstolo Paulo.

"Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo." (Colossenses 2:8; Nova Versão Internacional)

"Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras:" (Colossenses 2:20; Nova Versão Internacional)


Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário