segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ação de Graças de Paulo - Segunda (10/09/2012)

Estudamos na semana passada o final da primeira epístola de Paulo aos tessalonicenses e extraímos a lição a respeito das ações positivas que devemos ter (Alegrar-se, Orar continuamente, Dar graças sempre).

Hoje observamos o Apóstolo praticando uma dessas ações positivas que noutro momento aconselhou os tessalonicenses, "Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês".

Percebo pelo verso em questão sempre que necessário Paulo dava graças a Deus, isto é, manifestava sua gratidão diante de Deus. E como consequência a gratidão gerava alegria de espírito, por isso ele afirmava "gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus".

"Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é apropriado, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor que todos vocês têm uns pelos outros, por esta causa nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé que mostram em todas as perseguições e tribulações que vocês estão suportando." (2 Tessalonicenses 1:3-4)

O termo "devemos sempre" em outras versões bíblicas também pode se ler "na obrigação incessantemente". Mas embora nos traga uma visão em partes negativa, entendemos que o termo é melhor compreendido como "é justo".

Os dois últimos capítulos da epístola são destinados às exortações e por isso é importante destacar os pontos positivos para que a igreja antes seja fortalecida. Para tanto Paulo destaca as características da igreja que é sua fé crescente juntamente com o amor manifestado entre os irmão, e perseverar nas tribulações. Com tantas ações positivas e bons frutos apresentados não havia outra saída a não ser a gratidão (devemos sempre).

É importante destacar que fé "crescia cada vez mais" demonstrando um estado de atividade, de vida espiritual. Com isso entendemos que ao parar de cresce, a fé está morta. Portanto a vida cristã é ativa e sempre apresenta novos desafio. Há sempre uma nova mudança no nosso caráter ou comportamento a ser feito para nos assemelharmos mais com Cristo.

Talvez o motivo do crescimento da fé dos tessalonicenses sejam as dificuldade. E não é de admirar, pois:

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma." (Tiago 1:2-4)

Entendemos que o povo, a igreja, os filhos de Deus devem está sempre em atividade e numa renovação continua  de seu caráter e comportamento, pois uma vez tirados das trevas do mundo precisamos nos tornar luz e isto é um processo e durante o mesmo passamos algumas dificuldades. Ao contrário que alguns pensa somos tirados das trevas para nos tornar luz, mas o processo não é como o ligar uma luz no interruptor e sim com o nascer do sol, pregressivo e contínuo.

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo todo seu para que proclameis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz," (1 Pedro 2:9)

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." (Provérbios 4:18)

Aplicação: Nascemos e nesse período de imaturidade não sabemos andar, com o passar dos tempo vimos a necessidade de nos locomover por conta própria. Caímos, nos machucamos, nos cansamos, mas enfim adquirimos resistência muscular e coordenação motora. Hoje somos capazes de até correr se necessário for, mas para isso passamos por algumas dificuldade que nem nos lembramos. Na vida espiritual também precisamos nos esforçar para melhorarmos e depois de um tempo teremos adquirido novas virtudes diante do nosso Deus e Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário