Texto chave do estudo de hoje
"quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho). Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé, a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo." (1Tessalonicenses 1:10-12; Almeida Revista e Atualizada)
Nesta semana estudamos bastante sobre a volta de Jesus e algumas consequências desses grande evento. E finalizando a leitura da semana o texto bíblico revela que Jesus virá "para ser glorificado nos seus santos" (v. 10).
Podemos entender esta expressão fazendo uma breve recapitulação do que estudamos: "quanto Ele voltar, afligirá os que afligiram e proporcionará descanso aos aflitos (2Ts 1:6-7). ele descerá do ceus na companhia de anjos poderosos (2Ts 1:7). ele virá com fogo ardente e executará justiça sobre os que rejeitaram a deus e ao evangelho de Jesus Cristo (2Ts 1:8). Os ímpios serão destruídos (2Ts 1:8-9), enquanto os justos glorificarão a Cristo (2Ts 1:10).
Numa visão geral do Grande Conflito que inicio-se no céu (morada de Deus) com a rebelião de Lúcifer, podemos entender que o concretização da Salvação mediante a volta de Cristo é como a entrega do prêmio ao vencedor depois de uma grande competição. O encontro com Cristo na nuvens será Deus recebendo para Si aqueles por quem Ele morreu e aceitaram tal sacrifício em seu favor. Além de nos tornarmos vencedores por termos alcançado a concretização da salvação.
Mas para isso precisamo no preparar hoje para que desde agora já possamos glorificar a Cristo no nosso viver, vivendo de forma justa e como aqueles que um dia hão de está ao lado do Criador do Universo.
Aplicação: Imagine uma grande competição, talvez uma grande final. Não haverá outra oportunidade para esta disputa. Aquele dia será decisivo! Pensando nisso nos preparamos para estarmos prontos para o grande dia. Chagado é o momento, participamos e vencemos, mas ainda falta a premiação. É esperada a cerimônia de premiação, mas com a certeza por já ter vencido. E então somos premiados. Da mesma forma é na grande batalha da nossa vida, porém invertendo a ordem cronológica, nosso Senhor Jesus já venceu o duelo por nós e já existe uma cerimônia de premiação preparada, só falta aceitarmos a vitória já alcançada e nos portarmos como verdadeiros campeões. A premiação tanto será para O que venceu, quanto para o que aceitou a vitória em seu lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário