segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Confiança diante do mal - Segunda (24/09/2012)

Texto chave do estudo de hoje

"Finalmente, irmãos, orem por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e receba a hora merecida, como aconteceu entre vocês. Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. Confiamos no Senhor que vocês estão fazendo e continuarão a fazer as coisas que lhes ordenamos. O Senhor conduza os seus corações ao amor de Deus e à perseverança de Cristo." (2Tessalonicenses 3:1-5, Nova Versão Internacional)

"Finalmente, irmãos, orem por nós para que a mensagem do Senhor continue a se espalhar rapidamente e seja bem aceita, como aconteceu entre vocês. Orem também para que Deus nos livre das pessoas más e perversas, pois nem todos crêem na mensagem. Mas o Senhor Jesus é fiel. Ele lhes dará forças e os livrará do Maligno. E o Senhor faz com que confiemos em vocês; temos a certeza de que estão fazendo e continuarão a fazer o que lhes recomendamos. Que o Senhor os faça compreender melhor o amor de Deus por vocês e a firmeza que ele, Cristo, dá!" (2Tessalonicenses 3:1-5; Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Como é bom o relacionamento na igreja, e esta era uma característica forte entre Paulo e os tessalonicenses. Ter a oportunidade e a abertura de expor suas necessidades tendo a certeza que outros intercederam com orações e estão dispostos a ajudar no problema vivido.

Primeiro, o apóstolo pede oração para a pregação do evangelho da verdade avançar, com o propósito de cumprir a profecia mencionada por Cristo: "E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim." (Mateus 24:14; Almeida Revista e Corrigida).

Segundo, a revelação do grande conflito entre o bem e o mal. Enquanto o servo de Deus está tentando levar e apresentar a mensagem de salvação, há os "homens perversos e maus" (v.2; Nova Versão Internacional). Estes, não necessariamente são pessoas que maltratam ou praticam atos violentos, mas, são aqueles que "não creem na mensagem" (v.2; Nova Tradução na Linguagem de Hoje) e dificultam ou descreditam a mensagem. E embora estes não amem a verdade (assim como o homem da iniquidade, veja também como podemos não amar a verdade lendo a seguinte postagem: clique aqui) e sejam opositores que dificultam o ministério recebido por Cristo, sabemos que "o Senhor Jesus é fiel" (v.3; Nova Tradução na Linguagem de Hoje) cumprindo a promessa de nos direcionar através do Espírito Santo.

Algumas pessoas negam a existência desses anjos maus que trazem enganos para a humanidade se desviar do caminho projetado para nós por Deus. Por conta da imagem amplamente divulgada de um ser vermelho, com chifres, rabo e tridente na mão; muitos descreem na existência deste Opositor. Com isso, negamos o conflito que nos envolve, acarretando uma condição de desdem quanto à necessidade de salvação. Desprezando por fim o Juízo vindouro. E não é isso que o Inimigo deseja: desprezar o Juízo e sermos encontrados em falta?

Aplicações:
  1. Algumas coisas só aprendemos com a experiência. Quantas vezes os pais tem que falar a respeito de ter cuidado com o ferro de engomar, pois o filho pode se machucar. E então ele deixa de insistir quando se queima. De forma que depois do episódio nem precisa advertir mais, pois a experiência já cumpre esse papel. Você já experimentou a fidelidade de Deus? Ou ainda esta vivendo uma experiência teórica? Não já está na hora de se "queimar"?
  2. Recebemos uma incumbência: "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado [...]" (Mateus 28:19-20; Almeida Revista e Corrigida). O seu amor pela verdade lhe classifica como colaborador ou como "homens perversos e maus", que não amam a verdade?
Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário