sábado, 22 de setembro de 2012

Conservando a igreja fiel - Sábado (22/09/2012)


VERSO PARA MEMORIZAR: "Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa." (2Tessalonicenses 2:15; Nova Versão Internacional)

Pensamento chave: Na igreja, mesmo com todas as grandes e gloriosas promessas para o futuro, temos que enfrentar lutas e desafios diários. A igreja de Tessalônica não foi exceção.

Nesta décima terceira lição deste trimestre, finalizaremos o estudo sobre as epístolas de Paulo aos tessalonicenses. Neste último trecho, 2Tessalonicenses 2:13 a 2Tessalonicenses 3:18, estudaremos as últimas palavras a esta igreja.

Lendo o restante da carta percebemos que havia outros problemas, além da falsa crença sobre a volta de Jesus. Esses problemas já haviam sido trabalhados na primeira carta e agora estava sendo fortalecidos. Também há fortes exortações aos que, mesmo com a primeira e segunda carta, permanecessem nessas práticas. Mas o foco desse trecho será a conservação das boas obras e a fé já testemunhada, estimulando a não apenas permanecer na boa vida cristã já vivida, mas melhorá-la cada vez mais.

Devemos ser contra o conformismo! Mesmo que sua situação espiritual esteja boa, ou você a julgue boa. Temos mais a aprender; temos algo a melhorar; ainda há como crescer. A igreja só será melhor quando cada um dos membros for melhor. Este processo inicia quando eu cobro de mim o tornar-me melhor para a glória de Deus através do meu viver.

Não nos esqueçamos dos cuidados a serem considerados. Certamente uma grande mudança vivida pelos tessalonicenses deve ter sido a mensagem que Jesus já voltara, ou que eles já viviam o tempo do fim, ou seja, Jesus estava voltando a qualquer momento. Abalando-os e assustando-os. Algumas mudança não são bem vinda. A pior de todas a mudança, quanto ao convívio em comunidade cristã, foi algo implantado pelo filho da iniquidade: comunhão em grandes templos e a responsabilização dos sacerdotes isentando de responsabilidades os leigos. Voltemos aos pequenos grupos, assim como foi na igreja primitiva dos apóstolos, onde cada um tem uma responsabilidade e participa de forma ativa na proclamação das Boas Novas!

Aplicação: "As igrejas são muito parecidas com as plantas. Se uma planta não cresce, morrerá. Em outras palavras, a mudança está relacionada à forma pela qual as plantas foram projetadas por Deus. De igual maneira, uma igreja que não mudar nem crescer, também morrerá." (Lição da Escola Sabatina 2012.3, p. 159) Consideremos a aplicação de "igreja" também aos membros que compõe o todo; então a consequência será a mudança, crescimento, vivacidade da igreja como um todo.

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário