VERSO PARA MEMORIZAR: "Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição" (2 Tessalonicenses 2:3; Nova Versão Internacional)
Pensamento chave: Ao corrigir a falsa teologia dos eventos finais dos tessalonicenses, Paulo revela a verdade sobre os enganos do fim dos tempos.
No estuda semana passada observamos que a má compreensão da primeira epístola aos tessalonicenses (ou parte dela) é algo claro de se constatar. Agora iniciamos a tratar de um assunto que fora tratado na primeira e agora é apresentado de forma clara com o objetivo de desconstruir algo que estava sendo vivenciado.
Pelo próprio "verso para memorizar" Paulo estava combatendo uma engano. Depois ele apresenta um sinal. A segunda vinda de Jesus seria posterior a este sinal, dando a entender uma pregação falsa a sobre os dias da volta do Senhor. No guia de estudos lemos: "seu objetivo nesse texto era pastoral: acalmá-los, persuadi-los a ser mais pacientes a respeito dos eventos do fim dos tempos e adverti-los sobre a difusão de falsos ensinos sobre esse assunto." (Lição da Escola Sabatina 2012.3, p.146)
Aplicação: Você está convicto do que crê? Suas crenças estão bem definidas e fundamentadas? Ou está vivendo sob tradições? Devemos estar fundamentados ou poderemos ser enganado por crenças baseadas em erros de interpretação bíblica, assim como os tessalonicenses.
"[...] estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós," (1Pedro 3:15; Almeida Revista e atualizada)
"este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens." (Mateus 15:8-9; Almeida Revista e Atualizada)
Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!
Ao contrário do que muitos pensam, o conhecimento doutrinário e principalmente profético é fundamental para a vida cristã. Não basta pregar que Deus é Amor. É necessário entender todos os detalhes que o nosso Deus revelou a respeito de si mesmo e do plano da salvação. Somente assim não seremos levados ao engano.
ResponderExcluir