"Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade. Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa. Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras." (2Tessalonicenses 2:13-17; Nova Versão Internacional)
"Mas nos devemos dar para sempre graças a Deus Por vocês, nossos irmãos amados pelo Senhor; porque Deus escolheu desde o principio dar-lhes a salvação, purificando-os pela obra do Espírito Santo e pela confiança de vocês na Verdade. Por nosso intermédio Ele contou a Boa Nova a vocês. Por nosso intermédio Ele os chamou para participarem da glória do nosso Senhor Jesus Cristo. Com todas estas coisas em mente, queridos irmãos, permaneçam firmes e mantenham-se fortemente seguros à verdade que nós lhes ensinamos em nossas cartas e durante o tempo que estivemos aí. Que o próprio Jesus Cristo, nosso Senhor, e Deus, nosso Pai que nos amou e nos deu consolo e esperança eterna, que não merecemos, anime seus corações com todo o consolo, e os ajude em toda boa coisa que vocês disseram ou fizeram. (2Tessalonicenses 2:13-17; Viva)
Nas últimas palavras de Paulo aos tessalonicenses estamos observando a conclusão não apenas de uma carta, mas como estivesse finalizando as duas, pois a segunda foi uma consequência ou continuação da primeira.
No texto de hoje podemos observar alguns detalhes:
- A disposição de salvação universal de Deus. Ele se disponibilizou a salvar todos, porém nem todos aceitam esta salvação. "desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos" ou "porque Deus escolheu desde o principio dar-lhes a salvação" (v.13) Quando falamos de predestinação feita por Deus, estamos nos referindo à condições. Qual quer que deseje a salvação pode tem condições suficientes para tal, não em si, mas aceitando a justiça de Cristo para si.
- A aceitação da salvação oferecida por Deus resulta numa transformação pelo relacionamento com Deus através do Espírito Santo. Ele age em nós: "obra santificadora do Espírito" (v.13; Nova Versão Internacional); Ele melhora a nossa condição, transforma-nos: "purificando-os pela obra do Espírito Santo" (v.13; Viva). Não nos esqueçamos que o Outro Consolador prometido nos guia na verdade (na Palavra). "Quando vier o Espírito Santo, que é verdade, Ele guiará vocês a toda a verdade, [...]" (João 16:13).
- Assim, o Espírito nos guia da verdade que nos fortalece.
- Declaração de Paulo que a mensagem pregada em Tessalônica por ele foi a manifestação de Deus com o convite a eles (e também a nós) para participarem do Reino de Deus através da salvação em Cristo Jesus. Para tanto deveriam continuar firmes nesta mensagem de Deus manifestada pelo ministério do apóstolo.
Aplicação: Mesmo antes de criar o homem, Deus planejou a salvação para o homem caso pecasse. E neste planejamento havia uma parte fundamental a ser desempenhada por aqueles a serem salvos. Aceitar esta salvação é compartilhar de Deus o sentimento de insatisfação com a situação pecaminosa do ser humano, tornando-se um agente disseminador de salvação através da transformação vivida pelo convívio com Deus. E por minha vida glorificar e proclama que o Senhor é Deus em cima no céu e embaixo na Terra.
Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário