terça-feira, 25 de setembro de 2012

As Escrituras e a tradição - Terça (25/09/2012)

Texto chave do estudo de hoje

"Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu. Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós, nem, de graça, comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós;" (2Tessalonicenses 3:6-8; Almeida Revista e Corrigida)

"Irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, ordenamos a vocês que se afastem de todos os irmãos que vivem sem trabalhar e que não seguem os ensinamentos que demos a eles. Vocês sabem muito bem que devem seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vocês sem trabalhar. Não temos recebido nada de ninguém, sem pagar; na verdade trabalhamos e nos cansamos. Trabalhamos sem parar, dia e noite, a fim de não sermos um peso para nenhum de vocês." (2Tessalonicenses 3:6-8; Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Afinal, a tradição é boa ou ruim quanto à vida cristã? Porque Cristo repreende os que praticam tradições e nesta carta Paulo incentiva a prática da tradição? Será uma contradição?

"Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Negligenciado o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens." (Marcos 7:6-8; Almeida Revista e Atualizada)

"Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu." (2Tessalonicenses 3:6; Almeida Revista e Corrigida)

Em outras palavras, Paulo afirmou que não deveria se associar com aqueles que não seguiam a tradição deixada por ele, ou escrita por carta. Mas como podemos compreender o significado de "tradição"?

Onde lemos " não segundo a tradição que de nós recebeu" no verso seis, podemos comparar com tradução bíblica Nova Tradução na Linguagem de Hoje que diz: "não seguem os ensinamento que demos a eles". O dicionário online Dicio no informa que tradição é "costume transmitido de geração a geração".

Concluímos que o problema não é a tradição em si, ou costume de se passar conceitos, práticas e/ou crenças de geração a geração; mas é o que está se passando de geração a geração. No texto citado de Marcos, Jesus está repreendendo o cumprimento da tradição, pois os escribas e fariseus estavam desqualificando os discípulos de Cristo por não terem lavado as mãos antes da refeição, contrariando a tradição dos anciãos. No texto de 2Tessalonicenses, Paulo estava aconselhando a seguir a tradição que significava o cumprimento das Escrituras. Estava se referindo a práticas baseadas na Palavra. Neste caso, ele se referia aos preguiçosos que não queriam trabalhar e ainda se manter de ajudas por parte da igreja.

"O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de levar à boca" (Provérbios 19:24; Almeida Revista e Atualizada)

"Não ames o sono, para que não empobreças; abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão." (Provérbios 20:13; Almeida Revista e Atualizada)

"O preguiçoso morre desejando, porque as suas mãos recusam trabalhar" (Provérbios 21:25; Almeida Revista e Atualizada)

Aplicação: No mercado facilmente encontramos vendedores ambulantes, que em sua maioria apresentam mercadorias bem abaixo do preço das lojas. Não é errado comprar aos vendedores ambulantes desde que este preço baixo seja devido a uma redução de lucros ou fornecedor de baixo custo, porém se a mercadoria é roubada ou contrabando você está contribuindo e incentivando tal ação. Assim, os costumes ou tradições passados de geração a geração não tem nenhum problema desde que seja prática não contraditórias aos princípios e conselhos divinos.

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário