terça-feira, 11 de setembro de 2012

Sofrimento como sinal do fim - Terça (11/09/2012)

Entendemos que a fé dos tessalonicenses estava viva por ela está em crescimento, sendo aperfeiçoada pelas dificuldades. E por isso Paula dava graças. A carta segue:


"Elas dão prova do justo juízo de Deus, que deseja que vocês sejam considerados dignos do seu Reino, pelo qual vocês também estão sofrendo. É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação," (2 Tessalonicenses 1:5-6; Nova Versão Internacional)

O termo "elas" está se referindo às perseguições e tribulações sofridas pela igreja. A palavra "prova" ou "sinal evidente" (Almeida Revista e Atualizada), ou "prova clara" (Almeida Revista e Corrigida), ou "um indício" (Versão Católica) significa "indicação claros" de algo.

"Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4; Almeida Revista e Atualizada)

"Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." (1João 2:15-17; Almeida Revista e Atualizada)

Não está no mundo indica está com o Pai e acarreta tribulação por nos tornarmos inimigo do mundo. Por isso entendemos que o sofrimento, como em em Tessalônica, constitui um sinal para o final de toda a história. Sinal que no dia da execução do juízo, na volta de Cristo Jesus, nossas tribulações cessarão enquanto por sua justiça os que outrora nos perseguiam  Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação. É a ação de justiça de Deus.

Aplicação: É através do fogo que é dado ao ouro as características que conhecemos, quando o garimpeiro acha uma pepita deste metal, ele não é tão brilhoso e de cor viva como conhecemos. Mas o fogo que purifica enobrece o metal tornando assim mais valioso. As dificuldades que passamos é o que nos fortalece, prova, para então chegarmos aprovados diante de Deus. Não por nossas forças, mas por usarmos e estarmos habituados a usar armadura de Deus.

"O crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o Senhor." (Provérbios 17:3; Almeida Revista e Atualizada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário