quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Verdade e mentiras - Quinta (20/09/2012)

Texto chave do estudo de hoje

"e com todo engano da injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que  Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito  à mentira, a fim e serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça" (2Tessalonicenses 2:10-12; Almeida Revista e Atualizada).

"Ele enganará completamente aqueles que estão a caminho do inferno porque eles disseram "não" à Verdade; recusaram-se a crer nela e a amá-la, e a deixar que ela os salvasse, portanto, Deus permitirá que eles creiam de todo o coração nestas mentiras, e todos eles serão julgados com justiça por terem crido na falsidade, rejeitando a Verdade e sentindo prazer em seus próprios pecados." (2Tessalonicenses 2:10-12; Viva)

Uma das versões bíblicas (tradução) mais usada é Almeida Revista e Atualizada, embora isso venha mudando. Mas em alguns momentos somos levados a entender algumas coisas erradas. Como "Deus lhes manda a operação do erro" (v.10)? Seria algo semelhante às obras de Satanás? Pois "o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira" (v.9).

Como estudamos com traduções, e não na língua original (Hebraico, Aramaico: Antigo Testamento; e Grego: Novo Testamento), em alguns pontos podemos ser levado a uma compreensão não muito correta. Por isso devemos ESTUDAR a Bíblia, e o ideal é realizar a comparação de versões, quanto mais traduções diferentes tiver, melhor será sua compreensão.

Algumas versões que você pode adquirir: Almeida Revista e Atualizada, Almeida Revista Corrigida, Nova Versão Internacional, Nova Tradução na Linguagem de Hoje; Viva; Ave Maria. Estas são algumas das traduções mais conhecidas.

Comparando o versículo dez em outra tradução podemos compreender que na verdade "Deus permitirá que eles creiam de todo o coração nestas mentiras" (v.10; Viva), pois na verdade não pode haver maldade, nem mentira no Deus santo e puro apresentado pela Bíblia.

"na esperança da vida eterna que Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos" (Tito 1:2; Almeida Revista e Atualizada)

"para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, [...]" (Hebreus 6:18; Almeida Revista e Atualizada)

"Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor." (1João 4:8; Almeida Revista e Atualizada)

Nossa vida é feita de escolhas, e dentre estas, temos que tomar um decisão que terá resultados eternos. O grande conflito inicio no Céu, quando um anjo perfeito usou seu poder de escolha para escolher algo contrário à vontade de Deus, mas como nunca havia ocorrido e ser opositor a Deus era uma novidade, muitos dos seres celestiais (um terço dos anjo: Apocalipse 12:4) confiaram nesta nova mensagem, mesmos assim Deus não os destruiu, pois apenas a palavra de Deus não era suficiente para aqueles que, agora, tinham dúvidas quanto ao caráter dEle. Fomos envolvido em toda esta história. Vemos a maldade se manifestando e "Deus permitirá que eles creiam de todo o coração nestas mentiras, e todos eles serão julgados com justiça por terem crido na falsidade, rejeitando a Verdade e sentindo prazer em seus próprios pecados." (v.11-12; Viva) Podemos  perceber hoje, muito claramente que o caminho de pecado, iniquidade, rebelião e transgressão da Lei de Deus não nos fez pessoas melhores não nos tornamos como Deus, mas cada dia estamos mais longe dEle. A obra do pecado tem que ser totalmente manisfesta (por isso Deus permite) para que não haja dúvida no por vir quanto a Palavra, o amor e a justiça de Deus.

Aplicação: Sua vida é como uma grande empresa gerenciada por dois sócios. Um deles não tem muita experiência e possui a maior parte das ações; o Outro, embora não possa decidir tudo sozinho é bastante experiente e é muito capacitado. Há dois projetos para serem avaliados e apenas um poderá ser escolhido. O seu futuro eterno será resultado de suas escolhas: "Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente," (Deuteronômio 30:19; Almeida Revista e Corrigida)

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Um comentário:

  1. Que maravilha Deus nos da direito de escolha, com este ato Ele nos prova quanto nos ama e que não manipula os seres humanos como alguns pençam."Neste dia chamo o céu e a terra como testemunhas contra vocês. Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição. Escolham a vida, para que vocês e os seus descendentes vivam muitos anos".Dt 30:19 (Nova tradução na linguagem de hoje)

    ResponderExcluir