Texto chave do estudo de hoje
"Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor." (2Tessalonicenses 2:1-2; Almeida Revista e Atualizada)
"Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos a vocês que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegando." (2Tessalonicenses 2:1-2; Nova Versão Internacional)
O texto trata da segunda vinda de Cristo e a "nossa reunião com ele". Este foi um dos temas apresentados pelo apóstolo na primeira epístola (1Tessalonicenses 4:15-17). Que, por ser tratado novamente na segunda carta, apresenta a evidência da má compreensão das palavras escritas por Paulo noutro momento. Mas ele aconselha e acalma à igreja a se manterem firmes e inabaláveis.
Analisando o texto em duas traduções diferentes, podemos compreendê-lo melhor (quanto mais versões melhor será a compreensão).
Continuando o relato de Paulo, e comparando o texto nas duas traduções; ele aconselha a permanecer na doutrina recebida diretamente dele, e quanto aos outros conselhos e informações havia instruído "julgai todas as coisas" (1Tessalonicenses 5:21; Almeida Revista e Atualizada), ou "ponhais à prova todas as coisas" (1Tessalonicenses 5:21; Nova Versão Internacional). Mesmo que estes conselhos venham:
- "por espírito" (Almeida Revista e Atualizada) ou "por profecia" (Nova Versão Internacional), pois também surgiriam falsos profetas que são espíritos enganadores.
"porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos." (Mateus 24:24; Almeida Revista e Atualizada)
"Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios," (1Timóteo 4:1; Almeida Revista e Atualizada)
- "por palavra", indica boatos ou doutrinas provindas de homens.
- "por epístola, como se procedesse de nós" (Almeida Revista e Atualizada), refere-se aos ensinos divulgados como sendo do apóstolo, mas usado de forma má compreendida; ou supostas cartas de outra autoria, mas divulgadas como sendo de Paulo.
A igreja de Tessalonicenses, mesmo tento como pastor o próprio Paulo na fundação da igreja, passou por problemas doutrinários. Estamos imunes a esse problema?
Aplicação: É bem conhecido o ditado "quem tem boca vai a Roma", porém poucos sabem que este ditado pronunciado hoje está errado e que por muito repeti-lo é tido como certo, mas no original era "quem tem boca vaia Roma" (do verbo vaiar, que é zombar). Será de tanto afirmarem uma doutrina na sua comunidade ela também não é tida, hoje, como uma verdade?
"Que os juízes e o povo das cidades, bem como os comerciantes, repousem no venerável dia do Sol. Aos moradores dos campos, porém, conceda-se atender livre e desembaraçadamente aos cuidados de sua lavoura, visto suceder frequentemente não haver dia mais adequado à semeadura e ao plantio das vinhas, pelo que não convém deixar passar a ocasião oportuna e privar-se a gente das provisões deparadas pelo céu." - Edito de 07 de março de 321, A.D., Corpus Juris Civilis Cord., Liv. 3, Tit. 123.
A mudança do sábado para o domingo, como dia de repouso, foi efetivada pelo Concílio de Laodicéia em 364 d.C.
Será que esta, a guarda do domingo como dia santo de adoração, não uma mentira que de tanto repetir a maioria aceita como verdade?
Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!
Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!
Há outro ditado que recitamos erroneamente: "Quem não tem cão, caça com o gato". Mas acontece que os gatos não servem para acompanhar os caçadores. O ditado correto é "Quem não tem cão, caça COMO gato", ou seja, caça sozinho.
ResponderExcluirboa
ResponderExcluirÉ muito importante conhecer a verdade pesquisar, estudar e buscar. O Nosso Senhor Jesus Cristo já nos alerta dizendo: "Conhecereis a verdade e ela vos libertará", então devemos buscar conhecimento Biblícos para não ficarmos sendo levados por todo tipo de falsa doutrina.
ResponderExcluir