Hipótese: Escrevi um livro e, na noite de autógrafos, perguntaram-me o que achava sobre este livro. Então respondi: "é um ótimo livro! Inclusive, já li várias vezes!"
Seria no mínimo estranho peguntar a opinião sobre uma obra ao próprio autor. Geralmente procuramos outras fontes. Partindo deste princípio, vamos saber o que Pedro diz a respeito das Escritura (Antigo Testamento).
2Pedro 1:19-21; Nova Versão Internacional
(19) Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações.
(20) Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,
(21) pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.
Embora não conheça bem a cronologia dos escritos neotestamentários, suponho que Pedro esta se referindo especificamente às Escrituras usadas nas igrejas cristãs (a lei e os profetas, ou seja Antigo Testamento). O texto acima é um trecho de uma carta do apóstolo enviada a algumas igreja cristã. Talvez a uma ou às mesmas igreja que foi dirigida a primeira carta: "Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia," (1Pedro 1:1; Nova Versão Internacional)
Assim como, podemos aplicar o posicionamento de Pedro ao Antigo Testamento, podemos também atribuir ao Novo, pois ele também menciona os textos de Paulo: "Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu." (2 Pedro 3:15; Nova Versão Internacional)
Considerando os escrito de Paulo como sabedoria dada por Deus (Inspiração Divina), podemos citar: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra." (2Timóteo 3:16-17; Nova Versão Internacional)
Além destas referências a respeito da Inspiração, cheguei a conclusão da veracidade da Palavra após estudos proféticos, onde percebemos o cumprimento das palavras registradas pelo homem sob inspiração Divina. (Navegue em um dos marcadores da nossa lista que fale de profecias)
Baseando-se na autoridade das Escrituras como sendo o relato de Deus aos homens, Jesus utilizou vários textos do Antigo testamento no seu ministério. Um dos mais conhecidos é quando esteve no deserto, e ao ser tentado por Satanás, não usando da Divindade inerente a Ele repreendeu o inimigo pelo poder da Palavra de Deus.
- "Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus." (Mateus 4:4; Almeida Revista e Atualizada)
- "Sim, ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor, disso vive o homem." (Deuteronômio 8:3; Almeida Revista e Atualizada)
- "Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus." (Mateus 4:7; Almeida Revista e Atualizada)
- "Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá." (Deuteronômio 6:16; Almeida Revista e Atualizada)
- "Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." (Mateus 4:10; Almeida Revista e Atualizada)
- "Temerás ao Senhor teu Deus e o servirás, e pelo seu nome jurarás." (Deuteronômio 6:13; Almeida Revista e Atualizada)
Não importa aquilo em que acreditamos, precisamos de um ponto de partida, um fundamento sobre o qual colocar essa crença. Para os adventistas do sétimo dia, esse fundamento é a Bíblia, a norma suprema e árbitra da verdade.
Aplicação: Quanto tempo você gasta com a Palavra? Quanto de sua vida é moldado por aquilo que ela ensina? Se verdadeiramente você é um cristão, então saiba que cristianismo não é fundamentado em estudo da vida de Cristo, mas da vivencia em conformidade à vida de Cristo. Quanto da sua vida é semelhante ao Relato da vida de Cristo?
Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário