sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Atributos do nosso Criador - Quarta (10/10/2012)

De forma geral temos o sentimento de que existe algo superior, ou seja, sentimos que Deus existe através do que sentimos e vemos principalmente na natureza e em algumas experiências de fé. Porém estas "revelações" não nos fala sobre os atributos e o caráter de Deus. É, unicamente, a Bíblia, a palavra inspirada que revela as características dEle. Em outra palavras, é através da Bíblia que Deus se revela a nós, revelando o que Ele acha necessário a nós.

A Bíblia preocupa-se unicamente em apresentar testemunhos de pessoas que tiveram uma experiência com Deus. Não tenta demonstrar a existência dEle, os relatos são apresentado pela convicção de Sua existência. Ela apresenta um pré-requisito para crer e relacionar-se com Deus: a fé.

Mas antes de buscarmos este pré-requisito precisamos saber o que é a fé. O dicionário eletrônico dicio defini como sendo a confiança em algo ou alguém. Mas a Bíblia define como "a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." (Hebreus 11:1; Nova Versão Internacional)

Agora que sabemos o que buscamos, necessitamos conhecer como consegui-la, e o apóstolo Paulo nos ensina: "Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo." (Romanos 10:17; Nova Versão Internacional)

E qual a finalidade de toda esta busca? Porque "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." (Hebreus 11:6; Nova Versão Internacional)

Além deste passo a passo para obtermos a fé, que é a convicção da existência de Deus embora sem vê-lo. A Palavra inspirada nos oferece o conhecimento a respeito do caráter de Deus, que não podemo encontrar em nenhum outro lugar.
  • Deus não muda; "De fato, eu, o Senhor, não mudo" (Malaquias 3:6);
  • Deus concede boas dádivas; "Toda boa dádiva e todo dom perfeito  vêm do alto" (Tiago 1:17)
  • "Deus é amor" (1João 4:8)
  • Deus é onipresente, está em todo lugar; "mesmo os mais altos céus, não podem conter-te" (2Crônicas 6:18)
  • "Deus é justo" (2Crônicas 12:6)
  • Deus é misericordiosos; "Deus, que é rico em misericórdia" (Efésios 2:4)
Aplicação: Deus é invisível aos nossos olhos e por isso temos dificuldades de aceitar esta realidade. Alguns pregadores costumam comparar a existência de Deus com a corrente elétrica. Tanto Um como o outro não podemos ver. Quanto à corrente elétrica podemos ter certeza de sua existência através do estudo da Física, descobrindo que a corrente elétrica ocorre pela diferença de potencial, mas se não comprovássemos os efeitos de uma corrente elétrica (seja através de qualquer aparelho elétrico, ou pelo choque elétrico) teríamos uma certeza vulnerável. Quanto a existência de Deus, podemos até racionalizar sua existência, mas enquanto não "tocamos" nEle (ter uma experiência pessoal de fé), nossa certeza quanto a sua existência será vulnerável. Da mesma forma que não podemos convencer alguém que recebeu uma descarga elétrica que a eletricidade não existe, também não podemos convencer alguém que teve uma relação de fé com Deus que Ele não existe.

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário