Texto chave do estudo de hoje: "Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:27; Nova Versão Internacional)
Ser a imagem de Deus nos revela o propósito da existência de cada um de nós. Pela visão bíblica não cabe a afirmação de que somos frutos do mero acaso. Alguns pensadores afirmam que devemos criar o nosso próprio significado de existência. Mas ao contrário desta visão, a Palavra inspirada nos revela que fomos criados com um propósito, sermos semelhante ao Deus que nos criou (não que venhamos nos tornar deuses, mas termos o caráter semelhante ao dEle).
Alguns racionalizam afirmando que Adão não foi um personagem histórico, ou seja, a pessoa descrita como Adão nunca existiu conforme o relato. Mas se esta afirmação fosse verdadeira acarretaria alguns problemas:
- "Foi Enoque, da sétima geração a partir de Adão, quem há muito tempo profetizou isto a respeito deles: “Olhem! O Senhor virá com muitos milhares dos seus anjos para julgar todos. Ele virá a fim de condenar todos os que não querem saber de Deus, por causa de todas as más ações que praticaram e por causa de todas as palavras terríveis que esses pecadores incrédulos disseram contra Deus!”" (Judas 1:14-15; Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
- Aqui temos um relato sobre o juízo de Deus. Mas se Adão não existiu (é apenas uma alegoria), como entender a genealogia dele; e como fica a profecia proferida por este descendente. Se Adão não existiu, então não houve o sétimo depois dele (Enoque); então não houve o décimo depois dele (Noé); também não houve o vigésimo depois dele (Abraão); nem houve o sexagésimo segundo (o Cristo, chamado Jesus). Acho que toda essa ideia nos traz alguns problemas.
- "Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram. Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados." (1 Coríntios 15:20-22; Nova Versão Internacional)
- Assim como a desobediência vivida por Adão nos trouxe a morte eterna no juízo aos desobedientes, assim a obediência de Jesus nos trouxe esperança da ressurreição e a vida eterna no juízo aos que vivem em Cristo Jesus. Desta forma, Adão é tão real quanto o próprio Jesus o é.
Aceitando a argumentação bíblica, o que muda quanto a sua autoestima em saber que em vez de ser algo que surgiu por acaso, você foi projetado a imagem do Deus criador?
Dando uma olhadinha pela janela que dá para o mundo, não consigo ver a imagem de Deus na maioria das pessoas. Será que faço parte do grupo dos que não refletem a imagem de Deus? Se a humanidade perdeu esta característica, implica dizer que não posso obtê-la?
Independente de nossas falhas e tendências, é o desejo de Deus para mim e qualquer ser humano que sejamos conforme nos criou: "Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:27; Nova Versão Internacional)
Aplicação: Deus criou a humanidade para refletir a imagem de Deus pelo seu caráter em conformidade com o dEle. Com o passar do tempo a humanidade, de forma geral, tem apagado ou sujado esta imagem que originalmente nos foi dada, porém podemos restaurá-la. Não sei se conseguirei reverter a minha imagem ao que o Criador um dia planejou, mas decidi tentar recuperar tudo o que mudou em mim, crendo que caso não alcance, Cristo alcançará naquele Dia. Por isso, devemos mudar: o falar; o andar; o agir; o relacionar-se; o comer; o vestir; o pensar; o ADORAR.
"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." (1Coríntios 10:31; Nova Versão Internacional)
"Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus." (Filipenses 1:6; Nova Versão Internacional)
Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!
Dizer mais o que depois de tudo isso só : amém, Amém, AMÉMMMMMMMMM! Deus seja honrado e glorificado.
ResponderExcluir