segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A provisão de Deus: parte 1 - Segunda (22/10/2012)


Há algum tempo pensava que Deus tinha sido pego de surpresa com a atitude de Adão, e por isso perguntara "onde estás" e "quem te mostrou que estavas nu". Não compreendia como harmonizar a onisciência de Deus com estas perguntas. Hoje, compreendo que na verdade estas passagens não nega o conhecimento de deus sobre Tudo, mas neste Ele estava oportunizando o homem a confessar seu pecado.

Da mesma forma já me perguntei, e encontrei outros se questionando quanto ao conhecimento de Deus sobre o surgimento do pecado, mesmo antes de criar qualquer anjo. E este dias ouvi uma comparação que cabe se exposta neste momento.

Assim, como uma mãe, ainda grávida, decide ter sua criança mesmo após exames detectarem doenças (genética, congênita ou de má formação); assim, também Deus decidiu criar a humanidade sabendo esta em determinado momento escolheria rebelar-se contra Ele. Perceba que tanto num caso como no outro o genitor não pode mudar a situação. No caso de Deus não pode mudar, pelo próprio princípio de liberdade outorgado por Ele à humanidade.

"Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade, fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos." (Tito 1:1-2; Nova Versão Internacional)

Em meio a toda esta questão Deus decidiu através da segunda Pessoa da Dividade (Jesus) morrer pelos futuras criatura. Em outras palavras, Jesus se deu (decidiu) para morrer antes mesmo de criar o homem. Portanto, mesmo conhecendo que a humanidade cairia, Ele proveu a solução pra qualquer que desejasse, por isso predestinou todos para salvação no sentido de dar condições para salvação a cada um de nós.

"Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade. Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo." (2 Tessalonicenses 2:13-14; Nova Versão Internacional)

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade," (Efésios 1:3-5; Nova Versão Internacional)

Aplicação: Mesmo antes que houvesse iniquidade no coração teu coração; mesmo antes do primeiro ato de rebelião de Lúcifer; mesmo antes da criação Deus já havia se preocupado com a tua salvação. A pergunta de hoje é: Quando tu vais preocupar-te, verdadeiramente com a tua salvação?

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

2 comentários:

  1. Nós não temos noção do perigo, e quanto é terrível o pecado, ou não estamos dando importância para o caso, mas o nosso Deus que nos ama muito sabe o quão é terrível o pecado e o mal que ele causa, por esse motivo desde muito antes da criação Ele tinha um plano de resgate para humanidade, que maravilha meu Deus! obrigado por que o Senhor me deu essa oportunidade de aceitar a salvação por meio de Jesus Cristo. Que deu sua própria vida para me salvar e salvar aquele que aceitar que só à salvação em Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  2. na verdade,devemos honra e louvor a Jesus,pois ele tirou sua propria vida,para nos salvar,e nos purificar de todo o pecado.de fato,todo mundo peca,porem,quando aceitamos a Cristo ele nos purifica,pecamos?? concerteza.só que não direto,o nosso pecado deixa o nosso Deus triste,pois é contra a nossa natureza santa.só Deus é digno de louvor e honra.o nosso unico e suficiente salvador,o unico que nos amou primeiro de tudo.. agradeço a Deus por tê-lo aceitado.te amo Deus. e voce,que não tem a Jesus,aceite-o agora,pois amanha pode ser muito tarde.

    ResponderExcluir