"Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor"." (Josué 24:15; Nova Versão Internacional)
As escolhas envolvidas no Grande Conflito giram em torno da adoração (verdadeira ou falsa). É isso o que verso de Josué nos ensina. O patriarca estava chamando o povo decidir que lado eles ficariam. Porém independente da escolha do povo, afirmou "eu e a minha família serviremos ao Senhor".
As profecias revelam este conflito em torno da adoração. Apocalipse 13:1-10 fala sobre a primeira besta que surge do mar, ou das águas. Vamos apreender um pouco sobre profecia:
Apocalipse 13:1-2; Almeida Revista e Corrigida
(1) E eu pus-me sobre a areia do mar e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e, sobre os chifres, dez diademas (coroas), e, sobre as cabeças, um nome de blasfêmia.
(2) E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés, como os de urso, e a sua boca, como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.
Lembramos que a palavra besta ou besta-fera significa animal, em geral selvagem. Compare Gêneses 1:24 nas seguintes versões bíblicas:
"E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi." (Almeida Revista e Corrigida)
"E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi." (Almeida Revista e Atualizada)
Voltando a Apocalipse 13. No verso 1 o tal animal visto pelo apóstolo João saia do mar, esse animal lembra o dragão de Apocalipse 12:3, porém ele tinha sete cabeças, sete chifres sobre as cabeças, e dez chifres.
No verso 2 vemos a descrição detalhada desta besta, uma fusão de vários animais: leopardo com pés de urso, boca de leão, e sua força vinha do dragão. Cada animal representa um dos últimos impérios mundiais. O leão representa babilônia, o urso o medo-persa, o leopardo a Grécia e por fim Roma.
Roma foi governada por reis, depois por cônsules, depois por ditadores, depois por tribunos, depois decênviros, depois imperadores e, finalmente, pelo papado. São as sete cabeças da besta.
O império romano foi invadido por povos bárbaros e estes formaram lá dez reinos. Os bárbaros francos formaram o reino da França; os bárbaros alamanes, fundaram o reino da Alemanha; os anglo-saxões, a Inglaterra; os lombardos, a Itália; os visigados, a Espanha, os suevos, Portugal; os borgundos, a Suíça; os ostrogodos, hérulos e vândalos perderam seu poder de governar na fase de Roma papal. (CUNHA, p.91) São os dez chifres.
Apocalipse 13:3-4; Almeida Revista e Corrigida
(3) E vi uma de suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.
(4) E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?
Conforme a História, Roma papal recebeu a sede e a autoridade, do império romano e exerceu poder até 5 de fevereiro de 1798, quando o Papa Pio VI foi destituído do cargo por Napoleão Bonaparte. A cabeça doi mortalmente ferida pela perda do poder, mas a profecia diz que esta ferida foi curada. Em 14 de março de 1800 foi eleito Pio VII. Em 1929. Benedito Mussolini deu ao papa os 44 ha que é o Estado do Vaticano. cheia de admiração a terra se maravilhou após o papado. E assim, a organização cristã apóstata foi adorada e, indiretamente Satanás foi adorado. Quem adora a Besta adora o Dragão que lhe dá poder. (CUNHA, p.92)
Até o verso 10 vai relatar a obra da besta. Tem uma boca blasfemadora, guerreou contra os santos do Senhor. Muitos foram mortos como hereges por não aceitarem as práticas apóstatas cobertas com uma falsa camada de cristianismo espúrio.
Mas em meio a tudo isso, Deus contra-ataca, veja Apocalipse 14:6-12. Um movimento que apresenta verdades esquecidas, restaurando a verdade que havia sido lançada por Terra. Apresentando a verdadeira adoração ao verdadeiro Deus e não ao deus deste século.
"Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus." (2 Coríntios 4:3-4; Almeida Revista e Atualizada)
Aplicação: Josué fez, juntamente com sua família, a sua escolha: "eu e a minha família serviremos ao Senhor". "Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, não sejam teimosos como foram os seus antepassados quando se revoltaram contra ele." (Hebreus 3:15; Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
Qual é a sua Escolha?
"Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente, amando ao SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e te achegando a ele; pois ele é a tua vida e a longura dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque e a Jacó, que lhes havia de dar." (Deuteronômio 30:19-20; Almeida Revista e Corrigida)
*CUNHA, Iraci Castelo. APOCALIPSE - Uma História de Amor. Editora Gráfica LCR.
Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!
Louvo a Deus por não está na cegueira espiritual, Ele me resgatou das trevas para sua maravilhosa luz, gloria a Deus. Eu e minha família servimos ao Senhor. O único e verdadeiro, criador do céu e da terra, das fontes de água, e tudo que ar neste planeta e no universo todo. Amém!A Ele toda honra e toda gloria.
ResponderExcluir