terça-feira, 23 de outubro de 2012

A provisão de Deus: parte 2 - Terça (23/10/2012)

O pecado é imensuravelmente profundo em suas consequências visíveis e invisíveis. O pecado ou iniquidade pode ser descrito como a transgressão (desrespeito ou ultrapassagem) da lei de Deus, que representa Seu próprio caráter. Em geral utilizamos 1 João 3:4 para definir pecado ou iniquidade.

"Qualquer que comete o pecado também comete iniquidade, porque o pecado é iniquidade." (Almeida Revista e Corrigida)

"Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia." (Almeida Revista e Atualizada) 

"Quem peca é culpado de quebrar a lei de Deus, porque o pecado é a quebra da lei." (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) 

"Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei." (Nova Versão Internacional)

"Mas aqueles que continuam a pecar estão contra Deus, porque todo pecado é feito contra a vontade de Deus." (VIVA)

Analisando estas cinco versões bíblicas chegamos à conclusão que pecado é iniquidade, é rebeldia, é quebra ou transgressão da Lei de Deus, é estar contra o próprio Deus.

Sendo o pecado algo tão grave, a solução não poderia ser algo tão simples. O caso foi, e é tão grave que ninguém a não ser Jesus (o próprio Deus) teve que pagar a conta deste ato. O salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Alguém tinha que morrer para pagar o preço reivindicado pela Lei de Deus. Os anjo não poderiam morrer no lugar do pecador, pois, por serem criaturas não tem poder sobre suas próprias vidas (a vida é algo inerente a Deus, e foi concedida por Ele, foi emprestada às criaturas). Como um anjo poderia dá avida em favor de um pecador se a vida nele não a pertence? Mas Jesus sendo Deus diz fala sobre Sua vida: "Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la." (João 10:18; Nova Versão Internacional)

As "feridas" causadas pelo pecado são tão grandes que além de requerer a morte do Deus Filho não é solucionada de imediato, mas em três momentos da história: justificação/reconciliação; santificação/regeneração; glorificação (os momentos um e dois não obedecem necessariamente esta ordem).

Definirei em algumas palavras cada um dos momentos sitados e apresentarei alguns versículos bíblicos escritos e através de link.
  • Justificação/reconciliação: Realizado no ato da morte do Cristo, ação providencial de Deus. A justificação vem de Deus, mas deve ser aceita pelo pecador. É a reconciliação oferecida por Ele.
"[...] Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. [...] Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei." (Romanos 3:22-24,28; Nova Versão Internacional)

Leia também: Lucas 18:9-14Isaías 53:4-7

  • Santificação/regeneração: É o processo diário em submissão ao poder e direção Divina (em especial o Deus Espírito Santo). Neste momento o pecador converteu seu caminho ao encontro com Deus, está se preparando para viver jundo dEle, e deseja refletir o caráter de Deus. É o retorno à imagem um dia criada, perdida e agora restaurada ponto a ponto continuamente dia a dia.
"Em vez disso vocês mesmos causam injustiças e prejuízos, e isso contra irmãos! Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus." (1 Coríntios 6:8-11; Nova Versão Internacional)

Não deixe de ler: Romanos 6:1-8João 16:7-8,13

  • Glorificação: Transformação física que ocorrerá na segunda vinda de Jesus. Virá agora como Senhor para fazer a retribuição e realizar juízo, trazendo livramento aos Seus. Seremos aperfeiçoados, as falhas de caráter que não conseguimos vencer (ressalto "não conseguimos vencer" e não "não quisemos vencer")
"Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória"." (1 Coríntios 15:51-54; Nova Versão Internacional)


Aplicação: Pense mais no fato de que o pecado é tão perverso que foi necessário a morte de Cristo na cruz para nos salvar de seu resultado final, a morte eterna. (Lição da Escola Sabatina 2012.4 - professor, p.45) Antes de qualquer ato de rebelião contra o caráter de Deus (antes de pecar) reflita o Jesus passou na cruz para você viver diferente!

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário