terça-feira, 16 de outubro de 2012

A imagem de Deus: parte 2 - Terça (16/10/2012)

Aprendemos que sermos a imagem de Deus revela responsabilidades. Responsabilidade para com os recursos naturais; para com os animais; para com nós mesmos; para com Deus. No estudo de hoje veremos outro aspecto de sermos a imagem de Deus.

Texto chave do estudo de hoje: Gênesis 2:19-25; Nova Versão Internacional
(19)  Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome.
(20)  Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.
(21)  Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne.
(22)  Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele.
(23)  Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada".
(24)  Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.
(25)  O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha.

Primeiro analisaremos o texto do versículo 19 ao 20. Depois de Deus ter criado os animais (no 5° e 6° dia da criação) e também ter criado o homem (6° dia), Ele dá a tarefa em que o homem desse o nome a todos os animais em que o próprio Deus colocasse diante dele. Assim, o homem relacionou-se com o resto da criação, interagindo naquele ambiente; e ao mesmo tempo relacionou-se com o Criador trabalhando junto a Ele. O homem passou a conhecer todos os seres viventes que o Senhor criara, pois ele mesmo deu o nome a cada um deles. Como é bom saber que Deus nos dá autonomia e deseja que trabalhemos junto a Ele.

Acabada a tarefa de nomeação dos animais, Adão sentiu a necessidade de relacionar-se, mas agora com alguém semelhante a ele, com a mesma natureza. Então, de sua própria carne e ossos foi feita a mulher, a auxiliadora, a companheira, a adjutora. Agora além de se relacionar e demonstrar amor e respeito pelos animais (criaturas "inferiores"), por Deus (ser superior), também pelo semelhante (igual). Através desta união Adão e Eva tiveram a oportunidade de provar da plenitude do amor (Ágape, Philia, Eros) num relacionamento promovido por Deus.

E desta união seguiu se  toda a humanidade (passamos por alguns problemas): "Adão deu à sua mulher o nome de Eva, pois ela seria mãe de toda a humanidade." (Gênesis 3:20; Nova Versão Internacional)

Aplicação: Todos somos de uma mesma linhagem, filhos e filhas do primeiro casal (Adão e Eva). Se Adão e Eva foram feitos iguais (mesma natureza), nenhum é melhor ou superior que o outro. Quais são os resultado que tudo isso nos traz quanto a ética, justiça, raça, status, etc? O que você pode fazer para alcançar este propósito de Deus para a humanidade?

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário