sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Estudo adicional - Sexta (26/10/2012)

RESUMO: Sem o salvador, teríamos que enfrentar a destruição eterna por causa do pecado. No entanto, Deus providenciou uma solução perfeita e abrangente por meio do sacrifício de Cristo. Se for aceita, ela oferece perdão, justificação e restauração. (Lição da Escola Sabatina 2012.4 - professor, p.49)

Iniciamos a semana observando que o pecado nos separa de Deus, e por não termos vida por nós mesmos, mas a temos por meio de Deus que nos concedeu (Recapitule a lição de Sábado!). Passamos às consequências, além da separação e da certeza da morte: várias tendências para o mau, seja em pensamentos ou em atitudes (Veja a lição de Domingo!). Observamos na Bíblia que a solução para o pecado já estava pronto desde os dias eternos, e que mesmo sendo necessário pagar um alto preço Deus decidiu criar a humanidade com poder de escolha (Leia a lição de Segunda!). Conhecemos que a provisão de Deus não é algo imediato, mas um processo e que pode ser dividido em três etapas: Justificação, Santificação e Glorificação (Acompanhe na lição de Terça!). A experiência da salvação apresenta algo a ser desenvolvido pelo pecado, em primeira mão temos o arrependimento e o pedido de perdão (Estude a lição de Quarta!), e posteriormente a conversão, que significa mudança de direção (Estude a lição de Quinta!).

Quanto ao pecado encontramos várias posições a respeito dele. Alguns o negam, outros o consideram simples acidente sociológico. Mas a Bíblia nos mostrou esta semana que o pecado é desgarramento, é desviar-nos do propósito de Deus para nossa vida. Esta separação causa consequências "verticais", pois nos separamos do criador e aos poucos corrompemos Sua imagem impressa em nós; também, causa consequências "horizontais" quando observamos o desvio da forma de relacionarmos na família, no trabalho, com nossos semelhantes.


"Contudo existe alguma coisa bem no meu íntimo, lá em minha natureza inferior, que está em guerra coma minha mente e ganha a luta, fazendo-me escravo do pecado que ainda está dentro de mim: Em minha mente desejo de bom grado ser um servo de Deus, mas, em vez disso, vejo-me ainda escravizado ao pecado. Assim, vocês podem ver como isto ir minha nova vida manda-me fazer o que é correto, porém a velha natureza que ainda está dentro de mim gosta de pecar. Que situação terrível, esta em que eu estou! Quem é que me livrará da minha escravidão a essa mortífera natureza inferior? Mas, graças a Deus! Isso foi feito por Jesus Cristo, nosso Senhor. Ele me libertou." (Romanos 7:23-25; VIVA)

Na cruz do Calvário, embora tenha sido visto apenas uma pessoa crucificada (Cristo Jesus), na verdade, foram crucificadas duas pessoas o pecador arrependido (simbolicamente) e o substituto Legal, Justo, e único meio de salvação. A solução do pecado é a morte, para os que se arrependeram e vivem em novidade de vida a morte de Cristo os substituiu, mas aos que não buscaram o perdão de Deus em Cristo Jesus terão que pagar o preço requerido pelo pecado.

"O plano de nossa redenção não foi um pensamento posterior, formulado depois da queda de Adão. Foi a revelação 'do ministério que desde tempos eternos esteve oculto' (Romanos 16:25; Almeida Revista e Corrigida). Foi um desdobramento dos princípios que têm sido, desde os séculos da eternidade, o fundamento do trono de Deus. [...] Deus não ordenou a existência do pecado. Previu-a, porém, e tomou providências para enfrentar a terrível emergência. tão grande era Seu amor pelo mundo, que concertou entregar Seu Filho unigênito 'para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna' (João 3:16; Almeida Revista e Corrigida)". (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p.22)

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Recapitulação do Lições da Bíblia, acista o programa no youtube clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário