A Bíblia revela poucos relatos explícitos a respeito do conflito entre Deus e Satanás, mas juntando as peças do quebra-cabeça. Das passagens mais conhecidas temos Isaías 14 e Ezequiel 28. é certo que compreendemos que estes relatos tratam dos reis pagãos de Tiro e Babilônia, mas podemos fazer uma dupla aplicação, principalmente a descrição de Ezequiel.
(12) Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!
(13) E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte;
(14) subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
Embora o título deste capítulo na tradução Almeida Revista e Atualizada seja "Hino triunfal sobre a queda da Babilônia", os três versículos acima descreve algo "incomum". Observe o paralelo:
"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!" (Isaías 14:12; Almeida Revista e Atualizada)
"Respondeu-lhes ele: Eu via Satanás, como raio, cair do céu." (Lucas 10:18; Almeida Revista e Atualizada)
"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele." (Apocalipse 12:9; Almeida Revista e Atualizada)
- Satanás é quem caiu, foi atirado ou expulso o céu;
- Ele saiu do Céu e está na terra;
- O texto de Isaías se refere, neste momento, à estrela da manhã. Estrela como o estudo de ontem mostrou representa anjo. E nesse caso era um anjo bom, da luz, obediente a Deus.
Analisaremos o outro trecho bíblico.
Ezequiel 28:13-15,17 - Almeida Revista e Atualizada
(13) Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
(14) Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas.
(15) Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniquidade.
(17) Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.
Neste caso o título na mesma tradução bíblica já citada descreve "Outra lamentação contra o rei de Tiro", mas da mesma forma, podemos perceber algumas descrições dissonantes para a descrição do referido rei.
- É evidente que este rei não conheceu o jardim de Deus, o Éden;
- Era um querubim estabelecido por Deus;
- Era um ser perfeito até quebrar a lei de Deus (praticar a iniquidade, veja 1João 3:4 comparando versões bíblicas);
- Foi lançado por terra.
Destacamos pelo menos três ações deste: orgulho, autonomia e independência. Mas quem é independente é independente de algo ou alguém. Assim, se Satanás estava querendo se tornar independente é porque desejava uma outra norma de conduta diferente da que Deus oferecia. Lava-nos a compreender que Satanás cria que a lei de Deus não era "tão boa", mas o problema de tudo isso é que sendo a Lei o reflexo do caráter de Deus, ele estava se rebelando contra o próprio Deus afirmando ter falhas no caráter dEle.
Aplicação: Embora o texto fale de rei de forma explícita; implicitamente fala de Satanás. Mas será que fala apenas dele, ou será que as três ações destacadas cabe a você também? Mas Deus tem um chama para vocês!
"Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado. Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo"." (1 Pedro 1:13-16; Nova Versão Internacional)
Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!
O profeta Ezequiel, descrevendo a queda de Lúcifer declara: “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti... e pecaste”. - Ez 28:15 e 16. Quando Lúcifer, na eternidade no passado, se rebelou contra Deus e seu governo, deu origem ao o pecado Vamos ver o pensamento de Ezequiel capítulo 28:15-18 aqui podemos compreender que o pecado tem várias características como: iniquidade, violência, orgulho, injustiça, profanação, corrupção.Essas palavras são ao contrario do caráter de Deus então era impossível que as duas coisas convivessem no mesmo ambiente. Ai onde entra outra pergunta: Como um ser criado Perfeito deu origem ao pecado? Paulo ele fala do pecado como: “o mistério da iniquidade” 2Ts 2:7. Também o profeta Isaías se assusta e Diz: “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva!” Is 14:12. Não há explicação racional pra o surgimento do pecado, que como um ser perfeito na presença de Deus Perfeito de um ambiente de Perfeição Pudesse ter ideias de maldade, rebelião e pecar contra o seu Criador perfeito?. O pecado de Lúcifer nasceu da contestação do amor e da justiça de Deus que ele começou alimentar a ideia que Deus não era amoroso e nem justo com suas criaturas, Por consequência natural, o pecado contra Deus é a transgressão da lei moral. Porque a lei moral é o documento sobre o qual se estabelece a relação de amor, intimidade, harmonia e lealdade para com Deus.
ResponderExcluirPENSE: “Desde o princípio a grande controvérsia fora a respeito da lei de Deus. Satanás procurara provar que Deus era injusto, que Sua lei era defeituosa, e que o bem do universo exigia que ela fosse mudada. Atacando a lei, visava ele subverter a autoridade de seu Autor. Mostrar-se-ia no conflito se os estatutos divinos eram deficientes e passíveis de mudança, ou perfeitos e imutáveis”. – Patriarcas e Profetas, pág. 65
DESAFIO: “Pouco a pouco Lúcifer veio a condescender com o desejo de exaltação própria... Não contente com a sua posição, embora fosse mais honrado do que a hoste celestial, arriscou-se a cobiçar a homenagem devida unicamente ao Criador... E, cobiçando a glória que o infinito Pai conferira a Seu Filho, este príncipe dos anjos aspirou ao poder que era a prerrogativa de Cristo apenas”. – Patriarcas e Profetas, pág. 15.