Muitos são os críticos e perseguidores da Bíblia, mas isso se dá por não conhecerem ou se aprofundarem no estudo a respeito da inspiração de Deus. Como ela se dá?
Alguns pensam que, sendo Deus o autor e o homem, apenas, um instrumento de escrita, Ele ditou cada palavra aos escritores e por isso ao encontrar aparentes erros se escandalizam e acabam deixando as fileiras deste exército. Os adventistas do sétimo dia creem que "não são as palavras da Bíblia que são inspiradas, mas os homens. A inspiração não atua nas palavras do homem ou em suas expressões, mas no próprio homem que, sob a influência do Espírito Santo, é possuído de pensamentos." (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v.1,p.21)
Deus atua na mente da pessoa utilizando toda sua bagagem para descrever algo ou alguém. Desta forma, cremos que o Espírito Santo inspira uma pessoa a revelar algo e esta revela com seu próprio vocabulário, mediante sua vivencia cultural.
Alguns textos "problemáticos"
"Puseram-lhe por cima da cabeça a sua acusação escrita: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS." (Mateus 27:37; Almeida Revista e Atualizada)
"Por cima dele estava escrito o título da sua acusação: O REI DOS JUDEUS." (Marcos 15:26; Almeida Revista e Atualizada)
"Por cima dele estava esta inscrição [em letras gregas, romanas e hebraicas:] ESTE É O REI DOS JUDEUS." (Lucas 23:38; Almeida Revista e Atualizada)
Como pode o mesmo evento ser descrito por três pessoas diferentes de forma diferente e mantermos a ideia que a inspiração é Divina? Fácil; O papel da inspiração foi motivar, conduzir, convencer o escritor que o relato acima dO crucificado era importante, e, com suas palavras, cada um dos evangelistas relataram o escrito, não sendo uma cópia, mas uma descrição do que a placa dizia.
"Tendo ele chegado ao outro lado, à terra dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho." (Mateus 8:28; Almeida Revista e Atualizada)
"Chegaram então ao outro lado do mar, à terra dos gerasenos. E, logo que Jesus saíra do barco, lhe veio ao encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo," (Marcos 5:1-2; Almeida Revista e Atualizada)
"Apontaram à terra dos gerasenos, que está defronte da Galileia. Logo que saltou em terra, saiu-lhe ao encontro um homem da cidade, possesso de demônios, que havia muito tempo não vestia roupa, nem morava em casa, mas nos sepulcros." (Lucas 8:26-27; Almeida Revista e Atualizada)
A possível explicação para este caso é que eram dois endemoniados uma homem e o outro seria uma criança, ou uma mulher. Assim, pelo fator cultural dois dos evangelistas citados acima preferiram não citar a segunda pessoa endemoniada.
"Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo, saindo, foi e enforcou-se." (Mateus 27:5; Nova Versão Internacional)
"Com a recompensa que recebeu pelo seu pecado, Judas comprou um campo. Ali caiu de cabeça, seu corpo partiu-se ao meio, e as suas vísceras se derramaram." (Atos 1:18; Nova Versão Internacional)
"Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniquidade e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram." (Atos 1:18; Almeida Revista e Corrigida)
E agora? Judas se matou enforcando-se ou precipitando-se de cabeça? Uma pesquisa recente mostrou que a palavra traduzida como "precipitando-se" ("caiu de cabeça", Nova Versão Internacional) também significa "inchando". Portanto, é provável que, depois de se enforcar, Judas não tenha sido descoberto até que seu cadáver estivesse inchado, o que teria feito com que suas entranhas se arrebentassem.
Aplicação: Sabendo um pouco mais sobre como se dá a inspiração, resta-nos ao se deparar com um texto conflituoso buscar um pouco mais de conhecimento sobre o contexto e a origem do relato. No fim cabe a humildade de aceitar que algumas vezes não sabemos o que realmente está por trás do aparente erro.
"A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida." (Provérbios 22:4; Nova Versão Internacional)
Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário