sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Estudo adicional - Sexta (19/10/2012)

RESUMO: A crença de que os seres humanos foram criados à imagem de Deus traz consigo o reconhecimento de responsabilidades dadas por Deus. Embora a queda renha prejudicado a imagem de Deus, Ele Se propôs a restaurar Sua imagem quando Seus filhos aceitam os méritos de Cristo e cooperam com Ele em resistir à tentação.

Estudamos que a humanidade, sobretudo nas últimas décadas tem se perguntado com muita frequência sobre sua origem e quais implicações de tal origem. Em resposta a este questionamento, partindo do pressuposto que viemos do acaso através da Evolução, devemos nos propormos a algum propósito definido por cada um de nós.

Também conhecemos uma definição superficial de algumas correntes filosóficas que trata a respeito da existência de deus (ou deuses). Dentre elas nos detemos um pouco na visão deísta, porém não há como ter tal posicionamento e crer na Inspiração da Palavra (a Bíblia). Encontramos uma incoerência quanto a intervenção Divina na história humana, pois o relato bíblico é rico em descrever a interação entre Deus e o homem donde o ápice foi que "o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade;" (João 1:14; Almeida Revista e Atualizada) Também veja o Estudo da Semana passada: As ações de Deus.

Ainda tentamos entender o Evolucionismo não desprezando o Relato. Estratégia frustrada, pois também apresentou contradições. A primeira quanto a criação, pois os evolucionistas negam o relato de Gêneses capítulos um a três, que relata a criação, atividades e queda do homem; apresentam que na melhor das hipóteses, o relato é uma alegoria onde cada dia da criação representa milhões de anos e por consequência negam a historicidade de Adão (Veja o estudo: Criação e origem humana) comprometendo a historicidade do Messias e Salvação produzida pela Sua vida. E como Deus usaria processos violentos como a morte, através da seleção natural, se na verdade esta é o último inimigo a se vencer (1Coríntios 15:26)? Então na verdade o inimigo a ser destruído na verdade foi um grande amigo que colaborou para chegarmos ao status de homo sapiens; se a morte é um amigo como fica a Palavra? se é um inimigo como fica a seleção natural? E no fim de tudo se estamos evoluindo e partimos de aminoácidos e chegamos ao topo do ranking conhecido, não necessitamos do Jesus da Bíblia.

Chegamos a conclusão que verdadeiramente é impossível harmonizar Criação, Evolução e Relato Inspirado. Tomando a veracidade da Palavra, reconhecemos que "Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:27; Almeida Revista e Atualizada). Esta imagem representa o propósito oferecido por Deus a cada um de nós. Ele nos diz: "Não precisa procurar um propósito para tua vida, Eu já tenho um propósito digno para ti, pois 'a nossa pátria está nos céus' (Filipenses 3:20; Almeida Revista e Atualizada)."

Além de desfrutarmos do privilégio de termos saído das mãos do Soberano do Universo, e mesmo distante Ele nos ofereceu o retorno à condição original, trazendo além disso responsabilidades como mordomos de toda a criação, e como representantes dEle através do nosso caráter. E o que não alcançarmos, não por não tentar e desejar, o Senhor mesmo completará em nós.

"E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras." (Apocalipse 21:1-5; Almeida Revista e Atualizada)

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Recapitulação do Lições da Bíblia, acista o programa no youtube clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário