quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O mistério do Deus triúno - Terça (09/10/2012)

No estudo de ontem, estudamos a respeito da inspiração Divina e como ela se dá, porém conhecer sobre a inspiração nos conduz à descoberta a respeito do Deus que a inspira. E esta é a finalidade primordial do conhecimento bíblico: conhecer Deus e o que Ele fez por mim.

Uma das coisas que aprendemos sobre Deus é que Ele é três pessoas, porém é único. Este assunto tem mexido muito com a fé de alguns. A verdade é que não conseguimos entender por completo a infinitude da complexidade de Deus, temos que nos contentar com algumas coisas que sabemos e que sua Palavra revela sobre Ele.

Um dos texto que dá "nós" na cabeça de muitos é Deuteronômio 6:4, que inclusive foi citado por Cristo.

"Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor." (Deuteronômio 6:4; Almeida Revista e Atualizada)

"Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor." (Marcos 12:29; Almeida Revista e Atualizada)

Alguns utilizam este versículo para contrapor-se à crença da Trindade, argumentando que o próprio Jesus está afirmando que apenas Deus (o Pai) é Deus, assim Jesus não seria tão Deus quanto o Pai o é. Porém a palavra "único" do texto citado significa que não há outros deuses além dEle. A companhe o contexto: "Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os preceitos que o Senhor teu Deus mandou ensinar-te, a fim de que os cumprisses na terra a que estás passando: para a possuíres;" (Deuteronômio 6:1; Almeida Revista e Atualizada) Assim, Deus estava adivertindo a prática pagã da idolatria (adorar algo ou alguém em vez de Deus) praticada pelas nações das terras em que estavam entrando e, por isso, eles não deveria se assemelhar a eles. Ao contrário dos outros deuses, Deus é o único verdadeiro (que existe).

Então apenas Deus é divino e deve ser adorado! Mas quem é Deus? Deus é: Jeová (um dos nomes dado ao Pai), Jesus (um dos nomes dado ao Filho), e o Espírito Santo.

Que Jeová é Deus ninguém duvida (dentro da Bíblia). Então vamos citar alguns versos que mostram os Outros dois como Deus.
  • Jesus é Deus: "No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus." (João 1:1; Nova Versão Internacional) e "Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1:14; Nova Versão Internacional)
  • O Espírito Santo é Deus: "Então perguntou Pedro: Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus. "(Atos 5:3-4; Nova Versão Internacional)
Um dos textos que mais gosto para explicar a Trindade é: "Esta é a razão por que o homem deixa de viver junto com seu pai e sua mãe e se une à mulher dele. E de tal maneira se unem os dois, que se tornam uma só pessoa!" (Gênesis 2:24; VIVA)

Perceba que após o casamento o casal passa a ser uma só pessoa. Porém enquanto estou ministrando aula de matemática numa escola, minha esposa (Camila) está ministrando suas aulas de língua portuguesa noutra escola. Tanto esta unidade quanto a que se refere a Deus é sobre o propósito. Assim como nós (Camila e eu) devemos ter os mesmos propósitos, Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) também tem o mesmo propósito, porém cada uma tem sua função no Governo e atuação na salvação da humanidade.

Leia outros textos na sua Bíblia ou acompanhe nos links: Gêneses 1:26; Gêneses 3:22; Gêneses 11:7; João 1:1-3,18; João 20:28; 2Coríntios 13:13-14; Mateus 28:19.

Conheça um pouco mais sobre a Trindade com os argumento do professor Leandro Quadros no programa Na Mira Da Verdade (acompanhe o Blog deste programa na barra de links), clique aqui!

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário