segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A imagem de Deus: parte 1 - Segunda (15/10/2012)

Texto chave do estudo de hoje: "Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão"." (Gênesis 1:26; Nova Versão Internacional)

Como estudamos, Adão e seus descendentes não são mitos ou figuras. Vimos que este pensamento causa alguns problemas (veja o estudo de ontem).

Saber que fomos projetados para ser conforme a imagem de Deus, o Soberano do Universo é algo muito bom e até alimenta nosso ego, porém o que significa ser a imagem de Deus, quais são as implicações contidas nisto.

Lendo o texto chave de hoje (Gênesis 1:26) podemos perceber um resultado imediato à declaração de sermos feitos a imagem de Deus: Dominar. Fomos feitos para dominar sobre a Terra. Dominar sobre todas as outras criaturas "inferiores". Mas qual a relação que podemos fazer com esta dominação e o ser "a imagem de Deus"?

Embora tudo pertença a Deus, a relação dEle com tudo que há expressa amor, responsabilidade e respeito. Tudo é dEle, mas ele não usa isto para fazer cumprir Sua vontade de forma incondicional. Ele poderia no momento da desobediência destruir por completo o transgressor. Imagine você sendo um artesão, trabalhando com cerâmica. Então você se senta no torno mecânico e começa a moldar o pedaço de barro formando um pote. Então depois de pronto você leva-o ao forno, após queimá-lo, prepara-o para a função que imaginara: armazenar água. Mas percebe que o pote está vazando água, então você quebra o pote e vai fazer outro que não faze.

Mas Deus nos fez conforme a Sua semelhança, com faculdades mentais e poder de escolha, capacidade de ter opinião própria e interagir com o meio que estamos inseridos. Assim, quando surgiu a desobediência Deus tomou tempo em mostrar o projeto original para a vida do homem. Dispor-se a providenciar "a cola que fecharia a rachadura do pote".

Assim como Deus nos respeita, também devemos respeitar toda a criação dEle, pois se o proprietário respeita, quanto mais o mordomo que cuida de Suas propriedades. Quanta responsabilidade cuidar da propriedade de Deus!

Aplicação: Se fomos feitos mordomos de Deus aqui na Terra, para dominar (mas não no sentido de fazer tudo em benefício próprio sem medir consequências) toda a criação de Deus aqui na Terra, como demonstro a imagem de Deus quando trato meus semelhantes ou as obras criadas (animais e recursos naturais de forma geral). Deus respeita tanto a opinião humana que mesmo querendo salvar todos não salvará aqueles que não desejarem. Você respeita a opinião dos seus semelhantes? E mesmo sendo seres "inferiores" qual é a sua relação com os animais, ou até mesmo os recursos naturais?

Comentário do professor Leandro Quadros, você não vai se arrepender clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário